Depois de vários meses de intervenção, a emblemática Fonte Monumental dos Leões, localizada na Praça de Gomes Teixeira, mostra-se de novo à cidade. A reabertura oficial assinalou-se na passada terça-feira (7).

O principal objetivo do projeto de reabilitação, que abrangia a totalidade da estrutura centenária, consistia em aumentar a eficiência da fonte em relação à iluminação e circulação de água. Ao mesmo tempo, também a componente estética recebeu intervenção. 

Encabeçado pela empresa Águas e Energia do Porto, o projeto envolveu um financiamento de 27 mil euros. Teve início em outubro de 2022 e tinha, inicialmente, conclusão prevista para dezembro do mesmo ano.

Durante o momento de reabertura da fonte, o vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, adiantou que a intervenção vai de acordo às orientações da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. Além disso, está dotada de sistemas automáticos de desinfeção e de monitorização de avarias na iluminação e bombagem.

As obras incidiram na poupança de água e energia. Incluíram, assim, um novo sistema de impermeabilização no tanque, além do tratamento ao desgaste. Inclui agora, também, um sistema de iluminação multicolor constituído por tecnologia LED de baixo consumo, com um olho na vertente da sutentabilidade, que é acionado de forma automatizada. 

A ação procurou conservar os traços e cores originais do monumento, assim como recuperar a estrutura férrea. Para tal, foi feita uma correção de pontos de corrosão com uma pintura que incluía componentes próprios para aumentar a durabilidade do ferro.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira