O Sporting CP mantém acesa a esperança de contar com Paulinho no clássico que irá disputar no domingo (12), em Alvalade, contra o FC Porto. Os "leões" recorreram ao Tribunal Arbitral do Desporto e aguardam pela decisão. Desfecho pode ser idêntico ao de João Palhinha, ocorrido na época 2020/21.

Os “leões” esperam ter o avançado disponível para o Clássico. Foto: Sunil Singh/ Wikimedia Commons

O Sporting CP submeteu ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) um recurso que visa tornar possível a utilização de Paulinho no clássico com o FC Porto, que se disputará no domingo , em Alvalade (12).

O avançado foi expulso na final da Taça da Liga precisamente contra os dragões, em Leiria. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou um castigo de três jogos de suspensão, que resulta da exibição do cartão vermelho e das palavras proferidas então por Paulinho. O jogador chamou “corruptos” à equipa de arbitragem liderada por João Pinheiro.

Depois de falhar os jogos das jornadas 18 e 19 diante do SC Braga e do Rio Ave (respetivamente), o avançado dos leões aguarda uma decisão que lhe permita defrontar o FC Porto. Tudo depende da aprovação da providência cautelar por parte do TAD.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Rio Ave, Rúben Amorim desvalorizou a eventual ausência do ponta de lança no jogo da 20.ª jornada : “se não tiver o Paulinho, jogará outro” no seu lugar, disse o treinador do Sporting.

O caso pode acabar por ter um desfecho idêntico ao de João Palhinha, na época 2020/21. O então jogador do Sporting foi suspenso por acumulação de amarelos, no jogo diante o Boavista FC. Os “leões” também recorreram ao TAD, mas a falha em reunir, atempadamente, o colégio de juízes fez passar o caso para as mãos do Tribunal Central Administrativo Sul (TCAD).

Nessa altura, o castigo acabou por ser suspenso pelo TCAD que, no entanto, manteve o cartão amarelo ao jogador. João Palhinha pôde assim alinhar na jornada seguinte, contra o SL Benfica. Essa é uma possibilidade válida para a situação de Paulinho. Caso o TAD não aceite o recurso interposto pelo Sporting, os leões podem posteriormente recorrer ao TCAD.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro