A Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), em conjunto com a Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS-IPP) e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) formaram uma aliança. Denominada “IPAlliance”, e com o apoio Plano de Recuperação e Resiliência, visa incentivar a partilha de recursos humanos, técnicos, científicos e materiais educativos. 

Trata-se de uma plataforma integrada para aprendizagem e formação de profissionais, informa ao JPN Miguel Padilha, o diretor-executivo do projeto. O programa, que tem vindo a ser planeado desde janeiro de 2022, surge mediante desafios da sociedade portuguesa, como o envelhecimento da população e a prevalência de doenças não comunicadas. Questões como estas requerem que os profissionais de saúde se mantenham “atualizados técnico-cientificamente, quer no diagnóstico, quer na intervenção, quer no tratamento”, adianta. 

O programa vai beneficiar de uma vasta oferta educativa, incluindo seis mestrados clínicos e uma pós-graduação em inovação tecnológica em saúde. Mais ainda, somam-se 33 microacreditações, cinco cursos de curta duração, três cursos interprofissionais em saúde e dois cursos técnicos superiores profissionais (pertencentes às instituições abrangidas). 

Até 2025, a expectativa é atrair 90 estudantes e 2880 formandos.

Segundo Miguel Padilha, o projeto tem como objetivo otimizar a qualidade e segurança dos profissionais. Por isso, procura fornecer “ambientes de simulação – quer sejam pré-clínica, quer sejam de formação avançada”. Assim, desta união vai surgir um Centro de Educação para a Saúde e três Centros de Simulação Clínica, acolhidos em cada uma das instituições envolvidas. 

O diretor-executivo da “IPAlliance” revela também ao JPN que, relativamente ao Centro de Educação para a Saúde, a oferta educativa planeada vai estar disponível ainda no primeiro trimestre deste ano.

No que diz respeito a infraestruturas, prevê-se que estejam aprovadas para início de construção até ao final do ano. Deverão estar prontas em 2025. 

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira