Depois do sonho de uma histórica qualificação para as finais masculinas da Taça Davis ter ficado pelo caminho, fruto do desaire contra a Chéquia (3-1), Portugal vai defrontar a Áustria a contar para o Grupo Mundial I

O sorteio realizado na sede da Federação Internacional de Ténis (ITF), em Londres, gerou um confronto entre a equipa portuguesa, capitaneada pelo experiente tenista Rui Machado, e o conjunto que conta com Dominic Thiem (96º do ranking ATP), campeão do US Open em 2020 e ex-número três mundial.

Em declarações à Lusa, Rui Machado garante que Portugal vai enfrentar uma “equipa difícil, com vários jogadores no top-200”. Contudo, o capitão admite que Thiem “não se encontra na melhor forma, mas que continua a ser um jogador bastante perigoso”. O português acredita que até setembro, o austríaco terá um rendimento maior do que aquele que tem protagonizado recentemente.

O tenista algarvio assume ainda que apesar de este ter sido “um sorteio bastante difícil para Portugal”, os jogadores portugueses vão melhorar e chegar prontos para os encontros. Para além do capitão Rui Machado, a comitiva lusa é representado por João Sousa, vencedor de 4 Open´s (162º), Gastão Elias (248º), Nuno Borges (105º), Frederico Silva (222º) e Francisco Cabral (61º em duplas). 

Os jogos estão marcados entre 15 e 17 de setembro, com a Áustria, que jogará em casa, a ter a opção de escolha dos pisos. Já a Portugal, cabe selecionar os dois dias em que se disputarão as partidas, dentro do prazo estipulado para a realização da eliminatória.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro