O SIKTAK e o Sweet Korea são dois dos restaurantes que estão a dar a conhecer a cultura sul-coreana aos portuenses. Ambos os negócios apresentam pratos com sabores únicos, encaixados numa cultura secular e diversificada.

O SIKTAK está situado na Rua dos Bragas. Foto: Natalia Vásquez.

A culinária Coreana é única no mundo. Os pratos sul-coreanos,  ainda que apresentem influências variadas, conservam uma identidade sem igual que, nos últimos anos, tem conquistado o mundo. Na Invicta, a sua popularidade não para de crescer desde que os seus ingredientes e sabores foram introduzidos pela primeira vez na cidade, em 2020.

Recentemente, na tentativa de continuar a espalhar a culinária e a cultura pelo mundo, surgiram dois restaurantes no Porto: o SIKTAK, de Jenah Sung e o Sweet Korea, dos amigos Hoon e Sang Min.

Não foi fácil adaptar os restaurantes ao público e aos costumes lusos. Ainda assim, o SIKTAK e o Sweet Korea apresentam muito mais do que uma experiência gastronómica, graças à sua herança de uma tradição cultural completamente diferente da portuguesa. A cultura dos proprietários está presente em todos os aspetos dos seus negócios.

SIKTAK: “Se está curioso sobre um novo mundo de sabores, venha agora.”

SIKTAK, o primeiro restaurante coreano no Porto, estava preparado para abrir ao público desde 2019, mas só conseguiu fazê-lo em maio de 2020. O menu oferece pratos e bebidas típicas da Coreia, como o Japchae (잡채), noodles de batata-doce e o Soju (소주), uma bebida destilada alcoólica feita de trigo ou cevada.

O nome do local, SIKTAK, refere-se à expressão coreana “comer à mesa”: “As mães costumam dizer ‘prepara siktak‘, que significa preparar a mesa para comer”, conta Jenah Sung, proprietária do restaurante. “Nunca fiz um curso regular de culinária, mas, como coreana, queria poder incorporar o sabor do meu país e mostrar a comida caseira. Portanto, decidi nomear o restaurante baseada neste desejo de introduzir a comida caseira coreana”.

Jenah herdou o talento na cozinha da avó e da mãe, mas na Coreia do Sul trabalhava num museu de arte. Quando chegou ao Porto, há cinco anos, viu que a comida típica do seu país ainda não tinha sida introduzida na cidade e deparou-se com uma oportunidade de cumprir sonhos diferentes dos que havia construído na terra-natal.

Recentemente, o SIKTAK fez um workshop em parceria com um artista coreano. Foto: Natalia Vásquez.

Não está preocupada pela concorrência, porque quer apelar às características únicas do seu restaurante – que quer que seja mais que “um simples restaurante coreano”, afirma.  O objetivo principal do SIKTAK é ser um centro para promover a cultura do seu país. “A comida é a maneira mais fácil e rápida de promover a cultura”, reitera a chef.

Não obstante, Jenah Sung também admite que a “cultura coreana é mais diversa do que isso”. Portanto, o restaurante organiza workshops de artesanato e de cozinha, além de participar em festivais culturais organizados pela embaixada da Coreia do Sul.

O SIKTAK quer introduzir múltiplos aspetos da sua cultura em Portugal. “Gostaria de, no futuro, criar várias ramificações do restaurante para que seja mais acessível”, afirma Jenah Sung.

No que toca à adesão, a chef destaca o Bibimpab (비빔밥) e o Japchae (잡채) como dois dos pratos mais populares do SIKTAK.

Autora: Lais Vasconcelos.

Sweet Korea: “Vou convencê-lo de que se vai arrepender para o resto da sua vida, se não comer agora.”

O Sweet Korea  foi o primeiro Korean Dessert Café na Invicta – daí o seu nome. Os proprietários, os amigos Hoon e Sangmin, contam que a ideia de abrir o empreendimento surgiu de um pensamento repentino, motivado por “mostrar aos portugueses as sobremesas e as comidas coreanas.”

O espaço abriu no final de maio de 2022 e, no começo, o enfoque eram apenas os doces coreanos. Algumas das sobremesas mais populares eram o Bingsu (팥빙수), uma mistura de gelo ralado e fruta com outros ingredientes e o BungeoPpang (붕어빵), bolos em forma de peixe com múltiplas escolhas de recheio – entre os quais feijão-vermelho, nutella ou creme.

Quanto a bebidas tradicionais sul-coreanas, Soju (소주) e o Makgeolli (막걸리), a última uma bebida alcoólica feita de arroz,  também eram protagonistas no restaurante.

View this post on Instagram

A post shared by Sweet Korea (@sweetkorea_porto)

Contudo, em outubro, o menu do restaurante sofreu a sua maior alteração até à data. Nessa altura, o Sweet Korea incorporou no seu cardápio pratos principais, como o churrasco coreano.

As novas ofertas tornaram-se rapidamente em algumas das escolhas preferidas do público. Os proprietários atribuem o sucesso dos pratos às qualidades únicas da culinária tradicional. “Acho que o que torna a comida coreana ainda mais especial é aquele contraste entre um pouco de doce e um pouco de picante.”, afirmam Hoon e Sangmin.

Sobre favoritos, destacam-se o Bulgogi (불고기) e o frango frito com chili.

Autora: Lais Vasconcelos

O Sweet Korea também oferece a experiência de vestir o Hanbok (한복), o traje tradicional usado normalmente na Coreia do Sul em ocasiões especiais como casamentos e datas festivas.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro

Este artigo foi realizado no âmbito da disciplina TEJ II – Online