Tiago Bessa, natural de Guimarães e com formação na escola portuense Modatex, está entre os dez finalistas na categoria de Moda da 38.ª edição do Festival Internacional de Hyères, celebrado em França. O evento, considerado um dos mais importantes eventos de moda do mundo, tem como objetivo promover o trabalho de jovens criadores também em vertentes como a fotografia e acessórios.

A coleção que lhe valeu a nomeação chama-se “Hermaphrodite”. Criada como projeto de final de curso na escola de moda do Porto, baseia-se numa reflexão sobre o termo hermafrodita e é inspirada em pessoas intersexuais.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por HOEBITCHUARY (@hoebitchuary)

Em conversa com o JPN, Tiago Bessa partilha que a inspiração para as peças surgiu da sua experiência pessoal com identidade de género. “Nunca me senti dentro do binário de género”, declara. Depois de fazer algum estudo e investigação sobre pessoas intersexuais, deparou-se com cirurgia não consensual, uma realidade que menores intersexuais vivem. Considerou que a coleção seria uma “boa maneira” de dar visibilidade ao tema e mostrar que este é “um assunto sensível para muita gente”.

O designer de 22 anos, adianta ainda que encontra na moda uma forma de expor os seus ideais. “Não sou muito bom a argumentar ou a falar de certos tópicos e, por isso, é através da minha arte que me expresso“, reitera.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por HOEBITCHUARY (@hoebitchuary)

Em declarações ao JPN, o diretor da Modatex, José Manuel Castro, refere que o ex-aluno se tem “destacado” e assinala a nomeação como um “marco” que “honra muitíssimo” a escola. “O Tiago tem trazido sempre boas notícias”, acrescenta.

Não é a primeira vez que Tiago Bessa recebe reconhecimento com esta coleção e a nível internacional. Em 2021, destacou-se no Concurso Europeu de Jovens Designers promovido pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil, onde recebeu galardoação dupla com o Grande Prémio Internacional e o Prémio Nacional. Foi aqui que se assinalou, aliás, a primeira vez que o prémio internacional foi atribuído a uma pessoa portuguesa.

Desta vez, no festival de Hyères, é um dos finalistas na categoria, de entre 300 designers a concurso. A seleção do vencedor vai ser feita depois da exibição das coleções em desfile, sob a avaliação do diretor artístico da marca Rochas, Charles de Vilmorin, que preside a mesa de júris, e nomes como Antoine Gagey, diretor-geral da casa de moda Jean-Paul Gaultier.

O prémio principal atribui uma bolsa de 20 mil euros e garante a presença no Première Vision, um evento global para profissionais de moda, em fevereiro de 2024. Mais ainda, dá acesso a um projeto de colaboração com a Métiers d’Art, ao desenvolvimento de coleções-cápsula e a parcerias com diversas entidades francesas da área.

Os vencedores da 38ª edição do concurso serão revelados em outubro deste ano.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira