De um total de 16 bolsas concedidas, sete foram para estudantes do i3S e do ICBAS. Estudos tratam temas diversos da área oncológica.

investigadora no laboratório

Sete estudantes da UP vão dispor de bolsas para investigação na área do cancro. Foto: Yulia Kolosova/ Wikicommons

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC – NRN) atribuiu sete bolsas de investigação científica a estudantes da Universidade do Porto. Cada aluno terá à disposição um financiamento individual de 12 600 euros para aplicar em 2023.

Dos projetos distinguidos, cinco estão sediados no i3S. Os estudos contemplados debruçam-se sobre temas como os tumores pediátricos, as células tumorais circulantes, linfomas, cancro da próstata e colorretal.

Foram também atribuídas duas bolsas a investigadoras do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, para apoiar trabalhos nos domínios do cancro testicular e do pulmão.

Sílvia Soares, estudante do i3S , em declarações ao notícias.up.pt, afirma que pretende aproveitar a oportunidade para continuar o seu caminho na investigação e “contribuir cientificamente para as novas abordagens da radioterapia em ambiente hospitalar de forma a melhorar a qualidade de vida dos doentes”.

A LPCC – NRN atribuiu, no total, 16 bolsas destinadas a jovens investigadores de instituições científicas localizadas no norte do país. A iniciativa tem como objetivo apoiar projetos de investigação inovadores na área da oncologia.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro