O Conselho Técnico da FIFA anunciou, depois da reunião que decorreu esta terça-feira (14), as reformulações que o Mundial de Clubes vai adotar. Entre elas, está o aumento do número de equipas, que vai entrar em vigor em 2025, e a decisão sobre o país que acolhe a edição deste ano.

A competição vai passar a contar com 32 equipas, em vez das habituais sete. Esta decisão surge em conformidade com o que já tinha comunicado em dezembro do ano passado – altura em que a FIFA indicou que o Mundial de Clubes ia sofrer alterações na estrutura e no regulamento.

As mudanças foram assumidas com unanimidade na comissão. Além do aumento dos participantes, o torneio vai adotar um formato semelhante à Copa do Mundo – isto é, será disputado a cada 4 anos, nos meses de junho e julho. Apesar de já se saber que vai acontecer em 2025, ainda não foi definido o lugar do certame.

A FIFA definiu, ainda, a divisão das vagas para cada confederação – uma decisão, segundo a entidade, tomada com base em métricas e critérios objetivos. Assim, arrecadou o maior número de vagas a UEFA (federação europeia), ficando com 12, seguida pela Conmebol (América do Sul), que ficou com seis. As restantes confederações – AFC (Ásia), CAF (África) e Concacaf (América do Norte e Central) -, ficaram, cada uma, com quatro, com exceção da OFC (Oceânia), que ficou com uma. Foi ainda deixada uma vaga para o país-sede do torneio.

Os critérios da classificação dos clubes para o Mundial serão definidos pelas próprias federações continentais. De acordo com o portal GE, a Conmebol e UEFA ainda não estabeleceram um método para a distribuição de vagas. A FIFA, porém, prefere que estas sejam definidas pelos principais torneios continentais de cada confederação (Liga dos Campeões e Taça Libertadores da América, nos casos de UEFA e Conmebol, respetivamente). 

Mundial de 2023 acontece na Arábia Saudita

Na mesma reunião, a FIFA anunciou que o Mundial deste ano será disputado entre 12 e 22 de dezembro de 2023, na Arábia Saudita.

A competição retorna, assim, ao período em que era disputado regularmente – depois das alterações advindas da pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021.

A fórmula de disputa vai ser a mesma que tem vindo a ser praticada desde 2005. Vai contar com 7 clubes – sendo estes os campeões continentais de cada uma das seis confederações e o atual campeão nacional do país-sede.

Esta pode ser a última vez que o certame é disputado neste formato, pois ainda não há informações sobre a edição de 2024.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira