Nos próximos dias, o país inteiro festeja o Carnaval. De Norte a Sul e nas ilhas há concertos, desfiles e cortejos a acontecer. O JPN dá-lhe a conhecer o principal da programação de uma das festas mais aguardadas pelos portugueses.

Unesco reconheceu, em 2019, os Caretos de Podence como Património Cultural Imaterial da Humanidade Foto: Catarina Moscoso

2023 é o ano do regresso do Carnaval sem restrições. Depois de dois anos de combate à pandemia, o Entrudo vai ser festejado em grande por todo o país. Desfiles, corsos e concertos, são diversas as atividades em que pode participar.

Começando pela cidade do Porto, o Carnaval promete muita música em locais como o Hard Club Porto, Maus Hábitos, Musa das Virtudes e o Pérola Negra, com nomes como o DJ/MC Ângelo-B, DJ Farofa e Samba Sem Fronteiras.

No Superbock Arena, às festividades carnavalescas junta-se a comemoração de lançamento do álbum “Mundo Novo”, o segundo da Orquestra Bamba Social. No sábado (18) a banda celebra 10 anos e à festa juntam-se as participações especiais de César Mourão e Tiago Nacarato.

A Associação Cultural Batucada Radical traz o ritmo do Carnaval às ruas do Porto, no domingo (19). O desfile realiza-se entre as 15h e as 17h, partindo da Rua do Heroísmo e termina na Praça da Alegria. É esperada uma adesão popular entre 3 e 5 mil pessoas.

Ainda no fim-de-semana, a Orquestra Sinfónica do Porto atua na Casa da Música. Dirigida pelo maestro José Eduardo Gomes, a apresentação do “Concerto de Carnaval” decorre no domingo (19).

Do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia, o Carnaval de Avintes prepara o Cortejo Carnavalesco às 15h de domingo (19) e o Cortejo Noturno, na segunda (20), às 21h. Também o WOW preparou um programa para o Entrudo de 2023. Na segunda-feira (20), das 22h às 2h, o Pink Palace garante música e bailarinos, além das habituais atrações e provas de vinho.

Careto de Podence. Foto: Catarina Moscoso

Podence 

O Entrudo Chocalheiro festeja-se de 18 a 22 de fevereiro. Classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, promete quatro dias de animação marcados pela presença dos Caretos de Podence.

No dia sábado (18), pelas 17h, inicia-se o desfile de diversos grupos de Caretos, juntamente com agrupamentos de escolas e instituições do concelho. A noite de segunda-feira (20) vai ser marcada pelo Pregão Casamenteiro, às 21h30. Às 22h acontece a Noite da Máscara Mágica, com desfile enigmático, seguida de animação noturna.

No dia do Entrudo, às 16h, realiza-se o Desfile de Matrafonas e, às 18h, a Queima do Entrudo. Como é tradição, na quarta-feira (22) as ruas do centro histórico da cidade de Bragança recebem as figuras da Morte, do Diabo e da Censura.

Carnaval de Ovar JonJon86CC BY-SA 4.0

Ovar 

O Carnaval de Ovar é dos mais conhecidos do país. As celebrações começaram a 28 de janeiro com o espetáculo de abertura e dos dias 18 a 21 de fevereiro, são diversas as atividades para o Entrudo.

No sábado (18), a Avenida Sá Carneiro vai ser preenchida pelo desfile noturno das escolas de samba. Os dias 19 e 21 vão ser marcados pelo grande corso carnavalesco, a realizar-se às 14h30.

O centro da cidade acolhe, na segunda-feira (20), a grande noite mágica do Carnaval de Ovar. Às 22h de terça-feira (21) tem lugar a festa de encerramento.

Estarreja 

Em Estarreja, a celebração do Entrudo divide-se entre o Sítio do Carnaval, no Parque Municipal do Antuã, e o Espaço Folia, na Praça Francisco Barbosa.

O Sítio do Carnaval recebe desfiles e corsos, no domingo (19) e na terça-feira (21), com a participação de 4 escolas de samba, 7 grupos de folia, 12 carros alegóricos e 1000 figurantes. O Espaço Folia vai ser recheado de concertos, de 17 a 21 de fevereiro.

Programa GuardaFolia 2023

Guarda 

Para o Carnaval foi preparado o programa GuardaFolia 2023, que se estende de 16 a 21 de fevereiro. Se no ano passado o Desfile e Julgamento do Galo foi cancelado devido às restrições da Covid-19, este ano é cabeça de cartaz na festa.

Na Guarda, funcionam também as Tabernas do Entrudo do dia 17 a 20. As associações rurais do distrito vão organizar ementas regionais à moda carnavalesca. Além da gastronomia, as Tabernas garantem animação com as performances de Roxinol Faduncho, Jel, Soma e Segue, e Miguel Azevedo. Estas festividades culminam no Baile de Máscaras, na segunda-feira (20).

O programa termina na segunda-feira (21) com o Enterro do Entrudo, a realizar-se na aldeia de Famalicão da Serra, às 18h.

Loulé 

Em Loulé, o Carnaval é marcado por um dos mais antigos corsos do país. De 19 a 21 de fevereiro a cidade é percorrida pelo cortejo composto por 13 carros alegóricos, 9 grupos de animação, 3 escolas de samba, gigantones e cabeçudos, além de mais de 600 animadores.

Torres Vedras

Em Torres Vedras assinalam-se 100 Anos de Carnaval, numa celebração que decorre de 17 a 21 de fevereiro.

No sábado (18) acontece, pelas 21h, o Corso Noturno, com um concurso de grupos de mascarados. No domingo (19) e na terça-feira (21), desfilam pela cidade carros alegóricos e espontâneos, bem como grupos de mascarados, no Corso Diurno.

Na véspera do Entrudo, às 21h, é feito o Corso Trapalhão e, às 23h, o concurso de Matrafonas. Na quarta-feira (22) realiza-se o Enterro do Entrudo, pelas 21h.

Nos 4 dias de Carnaval de Torres Vedras, das 22h às 04h, realizam-se diversos concertos de DJs pelas praças da cidade.

Carnaval Torres Vedras 2023

Loures 

Em Loures, o Carnaval celebra-se pelo mês de fevereiro inteiro. A festa do Entrudo começou no dia 4 e só termina na quarta-feira (22).

De domingo (19) a terça-feira (21) a cidade recebe o desfile carnavalesco composto por 15 carros alegóricos e 2500 figurantes. Na segunda-feira (20)Baile Trapalhão com a atuação do Grupo Fora de Série, às 22h. Uma hora depois, inicia-se a Noite Jovem Trapalhona com concertos de DJ Tiago Mateus, DJ Marco Luis e DJ Tuca.

Às 21h30, de quarta-feira (22) é feito o Cortejo Fúnebre de Enterro do Carnaval de Loures de 2023.

Sesimbra

Em Sesimbra, o Carnaval inicia-se no sábado (18) e segue até dia 25. A festa promete desfiles e cortejos com mais de 1200 participantes e 3000 palhaços. Domingo (19) e terça-feira (21) são dias de desfile das escolas de samba e grupos diversos, a acontecer às 14h30.

Funchal 

No Funchal, o Carnaval promete atividades para crianças, peças de teatro, concertos e cortejos. De 15 a 26 de fevereiro acontecem várias atuações diárias na baixa citadina com bandas filarmónicas e concertos.

De sábado (18) a segunda-feira (20), e de quarta-feira (22) a domingo (26) realizam-se uma série de workshops sobre iguarias e produtos da Madeira para divulgação de tradições da época. Ainda no dia 18, às 20h, as ruas do Funchal recebem o cortejo alegórico de Carnaval com cerca de 1500 foliões e mais de uma dezena de carros alegóricos. No dia do Entrudo, a cidade é preenchida pelo Cortejo Trapalhão.

Famalicão

Em Vila Nova de Famalicão, no sábado (18) é exibida a 3ª edição da exposição “Máscaras e Caretos”. O dia seguinte vai ser marcado por vários desfiles pela cidade. A noite de segunda-feira (20) promete vários concertos. No dia de Carnaval, às 14h30 e às 20h30, saem os desfiles de Fradelos e Queima de Galheiros.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro