Para assinalar um ano desde o começo da guerra na Ucrânia, o Coliseu do Porto vai promover o evento “Uma semente pela Paz”. Toma lugar esta sexta-feira (24), na Rua Passos Manuel, às 18 horas, e o acesso é livre.

A iniciativa conta com a presença de nomes como Pedro Abrunhosa, Tiago Nacarato, Best Youth, Ana Deus, o ator Pedro Lamares e com a ucraniana Iryna Horbatyuk, professora de música na Academia de Música de Vilar de Paraíso. As atuações decorrem na fachada do Coliseu do Porto, onde estará projetada a bandeira da nação ucraniana.

À manifestação de solidariedade associa-se, também, a uma marcha organizada pela Associação dos Ucranianos em Portugal, que conta com o apoio do Consulado da Ucrânia no Porto. Mais ainda, será dedicado um minuto de silêncio em memória das vítimas da guerra, às 18h24 (hora que faz alusão à data que marcou o início do conflito).

Miguel Guedes, presidente da instituição, refere em comunicado que “o Coliseu Porto Ageas não pode ficar alheio à mudança.” Na mesma linha, afirma que este evento se trata de “uma demonstração cívica de pertença, assinalando a esperança de paz, semeando-a, em frente ao Coliseu”.

O presidente do Coliseu apela a uma forte mobilização de pessoas, para que assistam “à entrega generosa de tantos artistas que quiseram associar-se solidariamente a esta vontade de intervenção cívica“.

Como forma de homenagem, serão distribuídas sementes de girassol, a flor nacional da Ucrânia. Para acolher o momento, a Rua Passos Manuel estará fechada ao trânsito a partir das 17h30

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira