21 de fevereiro é o Dia Internacional da Língua Materna. Na Invicta, a data vai ser assinalada pelo Espaço T e a Comunidade do Bangladesh do Porto, com a atribuição dos Prémios Interculturalidade 2022.

Bailarina atua em palco

O Dia Internacional da Língua Materna vai ser comemorado com a 4ª edição dos Prémios Interculturalidade. Foto: Espaço T

Esta terça-feira (21) comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna. O Espaço T – Associação para o Apoio à Integração Social, em colaboração com a Comunidade do Bangladesh do Porto (CBP), assinala a efeméride com a iniciativa “Prémios Interculturalidade 2022”. Trata-se da 4ª edição do evento que, este ano, decorre no Batalha Centro de Cinema.

O Espaço T trabalha há vários anos com as comunidades imigrantes da cidade do Porto.  Segundo Jorge Oliveira, presidente da associação, o prémio surge como “forma de distinguir personalidades de várias áreas que promovem a luta pela aceitação de todas as culturas e a não-discriminação”. A premiação fomenta “a fusão das culturas”, assim como a aceitação dos migrantes a nível social. É uma ação que incentiva a inclusão, a visibilidade de causas sociais e de reconhecimento das boas práticas dos laureados.

A atribuição dos prémios é feita em parceria com as comunidades, com o intuito de incentivar uma maior organização dos grupos de imigrantes. O evento permite que as pessoas, apesar de “estarem fora da terra, no fundo viverem-na”, afirma Jorge Oliveira. A integração e visibilidade são vistas como componentes-chave.

Para o dirigente, o evento é “um caminho muito importante na inclusão”,  dado que a participação de responsáveis em várias áreas de intervenção da cidade é vista como uma forma de reconhecimento.

São oito os premiados na interculturalidade, sendo eles:

• Dulce Salzedas na categoria Jornalismo;
  • Tamila Holub na categoria Desporto;
  • Clara Sarmento, do Centro de Estudos Interculturais (CEI) do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Politécnico do Porto (ISCAP-P. PORTO), na categoria Ensino e Formação;
  • Ana Jorge, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, na categoria Ajuda Humanitária;
  • Dino D’Santiago na categoria Sociedade Civil;
  • Câmara Municipal da Trofa na categoria Cidade Intercultural 2022;
  • Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, na categoria Políticas Públicas;
  • Povo ucraniano na categoria Mérito Intercultural;

O objetivo passa por fazer com que “se sintam menos imigrantes e mais cidadãos do Porto”. Como são comunidades que vivem no seu “próprio mundo”, com o projeto procura-se que as pessoas as vejam para lá das características típicas que lhes são associadas.

Celebrar a interculturalidade

O Dia Internacional da Língua Materna, surgiu com uma iniciativa do Bangladesh nas Nações Unidas, em 1999. Assim, o Espaço T convidou a comunidade bengali para a atribuição dos prémios.

No dia 21 de fevereiro, vai ser realizada uma cerimónia pública no memorial dos Mártires da Língua Materna, criado pela comunidade do Bangladesh. Segundo Jorge Oliveira, meios da comunicação social do Bangladesh vão fazer a cobertura do momento. Desta forma, a realização da cerimónia vai ter impacto nos jornais e televisões, pois torna-se percetível que “os imigrantes estão a poder comemorar o que é a memória afetiva do seu país”.

A premiação é antecedida por um jantar comemorativo com os convidados, que inclui cerca de 180 elementos da comunidade oriunda de Bangladesh.

Ao longo do ano, o Espaço T organiza diversas atividades no âmbito da interculturalidade. Em maio, acontece a Festa da Interculturalidade, que junta diversas comunidades imigrantes, a realizar-se também no Batalha. Além disso, todos os meses, na sede da organização, são feitas atividades como tertúlias e colóquios onde são tratados temas como cultura, língua e empregabilidade das comunidades.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro