Trabalho a recibos verdes. Falta de progressão na carreira. Cargos de profissionais experientes deixados a estagiários. É este o retrato das redações em Portugal. Esta realidade tem impacto, não só nas condições de trabalho dos jornalistas, mas também na manutenção da democracia e da liberdade de imprensa.

Esta reportagem foi produzida no âmbito do “REC-Repórteres em Construção“, um projeto editorial de que o JPN é parceiro e que junta estudantes, professores e jornalistas de todo o país. O programa completo – este mês dedicado às liberdades que ainda estão por realizar, quase 50 anos depois do 25 de abril – foi emitido nos dias 3 e 4 de fevereiro na Antena 1 e Antena 3, parceiros do projeto, e pode ser ouvido aqui.

Neste programa, participam as alunas Beatriz Fonseca e Joana Rocha, do Instituto Politécnico de Viseu; Marta Sofia Ribeiro, Hugo dos Santos, Joana Cirne e Tiago Sousa, da Universidade do Porto; Inês Galrito, da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa; Ana Salina, Ana Carolina Lisboa e Diana Regueira, do Instituto Politécnico de Leiria; Ana Carolina Pinto, Lucas Neves, Cláudia Gomes, Emília Cardoso e Rúben Antunes, do Instituto Politécnico de Coimbra; e Mariana Pinho, Tiago Neves e Vanessa Ferreira, do Instituto Politécnico de Portalegre. A coordenação é de Miguel Midões e Luís Bonixe, do REC, com o apoio de Ana Pinto Martinho do CENJOR, o Centro de Formação de Jornalistas. A edição deste programa do REC foi da jornalista da rádio TSF, Leonor Ferreira.