Vai ser criado o The David Bowie Center, em Londres. O espaço vai ser inaugurado em 2025 e mostrar ao público vários aspetos e objetos da vida e carreira do artista britânico.

David Bowie faleceu em 2016. Foto: Ron FrazierCC BY 2.0

O museu britânico vai criar o The David Bowie Center para o estudo das artes performativas, que inclui o arquivo do músico, dependente do museu Victoria & Albert (V&A). O espaço vai abrir ao público em 2025, no V&A East Storehouse, em Startford, na zona ocidental de Londres.

O espólio tem mais de 80 mil objetos e abrange quase seis décadas de carreira, desde o seu início nos anos 60 até 2016, ano do lançamento do álbum “Blackstar” e da morte do músico britânico.

Segundo o comunicado do V&A, os objetos foram disponibilizados pelo David Bowie Estate, e a criação do centro contou com 10 milhões de libras (cerca de 11 milhões de euros) doados pela Fundação da Família Blavatnik e pelo Warner Music Group. A doação foi também feita para garantir a conservação, pesquisa e estudo do arquivo.

O The David Bowie Center vai revelar os processos criativos de uma das figuras mais icónicas da indústria da música, através de fotografias, vídeos, fatos e notas íntimas da vida e carreira de Bowie.

A exposição inclui exemplos do método de escrita “cut up” introduzido por William Burroughs e utilizado pelo músico. Vão ser apresentados também manuscritos de letras de músicas como “Fame” (1975), “Heroes” (1977) e “Ashes to Ashes” (1980). O sintetizador de Brian Eno utilizado nos álbums “Low” e “Heroes”, assim como o stylophone, uma prenda de Marc Bolan utilizada na gravação de “Space Oddity”, vão ser exibidos ao público, entre outros instrumentos e equipamentos utilizados por Bowie.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro