A Alfândega do Porto recebe, no dia 4 de março, o TEDxPorto 23’. O evento de conversas e palestras tem o objetivo de dar a conhecer “ideias e projetos disruptivos e inovadores”.

Almirante Henrique Gouveia e Melo, Henrique Cymerman e Mariana Van Zeller são alguns dos oradores em destaque. Foto: Tiago Pereira/ Flickr

A cidade do Porto vai receber a 12.ª edição do TEDxPorto, no dia 4 de março. Acolhido pela Alfândega do Porto, o certame traz “PONTES” como mote principal e tem por objetivo a reflexão e discussão de tópicos como as crenças e valores que nos impedem de aceitar a mudança.

Vão ser abordados assuntos como o acesso abundante à informação e ao crescente da mesma, discutidos nas habituais talks. O manifesto do evento deixa isso bem claro e afirma que “a variedade crescente de novas ideias com as quais não estão familiarizados pode assustar, criando desconforto, desconfiança e distância”. Nesse sentido, o certame quer dar a conhecer “ideias e projetos disruptivos e inovadores”. 

Com a necessidade de quebrar barreiras e de construir pontes para o entendimento, o manifesto do TEDxPorto refere que “se abrirmos os braços à diversidade de ideias e pessoas, juntos podemos criar prosperidade e abundância para todos, com maior sentimento de justiça e bem-estar, com menos desigualdades e com maior empatia.”

A organização já apresentou alguns dos oradores para esta edição. Entre eles estão o Almirante Henrique Gouveia e Melo, o grande responsável pelo plano de vacinação contra a COVID-19, e Henrique Cymerman, jornalista correspondente da SIC e autor do livro “Conversando com o Inimigo – Do Porto a Abu Dhabi via Telavive”, que lançou em agosto do ano passado.

No painel constam ainda nomes como o de Mariana Van Zeller, jornalista de investigação, e Greg Gage, neurocientista cofundador e CEO da Backyard Brains – programa de discussão de neurociência para jovens.

O evento, que acontece desde 2010, já juntou mais de 12 mil participantes e 200 oradores – destacando-se, de edições passadas, nomes como o de Pedro Mourinho (numa talk em direto de Kyiv sobre a guerra na Ucrânia) e Pedro Abrunhosa, que falou sobre silêncio, mesmo sendo músico. Trata-se, ademais, de um evento sem fins lucrativos, que conta com uma equipa de mais de 50 voluntários.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira