Best Youth e S. Pedro são dois dos nomes presentes na iniciativa "Uma Semente pela Paz", concerto que se realiza esta sexta-feira (24), no Porto, em solidariedade com a Ucrânia. O JPN esteve à conversa com os artistas para compreender o seu posicionamento no conflito Ucrânia-Rússia.

Best Youth é uma banda portuguesa formada em 2011 Foto: DR/ Imagem cedida pelos artistas

Nesta sexta-feira (24), a fachada do Coliseu do Porto, na rua Passos Manuel, é palco do evento “Uma semente pela Paz”. A mobilização conta com a presença de diversos artistas, de forma a assinalar o primeiro ano do conflito Ucrânia-Rússia.

Os portugueses Best Youth, uma das bandas presentes, formada por Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas, mostram-se entusiasmados por tocar na “sala mais emblemática da cidade do Porto” e destacam a importância deste tipo de iniciativas: “Eu acho que é muito importante continuar a haver uma consciencialização que isto continua a decorrer, para as pessoas não ficarem anestesiadas. É importante para as pessoas recordarem que podíamos ser nós. É fundamental haver uma maior empatia”, assume Ed Rocha.

O JPN também falou com S. Pedro, artista chamado para colmatar a ausência de Tiago Nacarato, que estará ausente por motivos de saúde. Para o cantor, estas iniciativas são fundamentais para não esquecer que o conflito ainda é uma realidade: “quando um evento destes é relembrado constantemente, ajuda a que haja uma atenção e preocupação, e não uma normalização. Acho importante celebrar de uma forma não-feliz o aniversário do conflito.”

S. Pedro é o nome artístico de Pedro Pode Foto: DR/ Imagem cedida pelo artista

No que toca à união dos artistas em prol desta causa, S. Pedro acredita que existe uma “histeria em relação a todo o conflito”. Segundo o músico, todos os artistas têm vindo a público “tomar partido” sobre o sucedido, quando o principal objetivo passa por “resolver o mais depressa possível a situação” e dar apoio às “fragilidades e vulnerabilidades de um país inteiro”. “Muitas vezes sinto que os músicos têm uma ideia muito bem definida de quem é o bom e quem é o mau, e eu acho que nem sempre isto é produtivo nestes momentos”, acrescenta S.Pedro.

De acordo com Catarina Salinas, dos Best Youth, qualquer artista, “tendo em conta a sua plataforma e a sua figura no público”, deve arranjar mecanismos para “dar voz a uma causa em que acredita”. Contudo, a cantora afirma que cada pessoa é livre de tomar as suas próprias decisões e que a vocalização de valores individuais “parte da consciência de cada um”.

Os dois grupos deixaram ainda uma mensagem a apelar à pacificação: “Estamos em 2023 e, infelizmente, ainda há problemas da humanidade que aparentemente precisam de ser resolvidos com violência. É necessária uma mudança”, refere Ed Rocha Gonçalves. Já S.Pedro deseja apenas que “os egos não atropelem” a resolução do conflito.

O evento “Uma semente pela Paz” tem início previsto para as 18h, na Rua Passos Manuel, em frente ao Coliseu. O acesso é livre a toda a população.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro