Para assinalar 365 dias de guerra na Ucrânia, a Câmara Municipal de Matosinhos organiza a exposição “Dias de Guerra”. A mostra reúne um conjunto de imagens do fotojornalista Rui Caria e de textos de Manuela Niza. Para o o fotógrafo, não podem existir equívocos sobre quem "começou" a guerra e "quem está a ser atacado".

Bombeiro num prédio destruído por bombardeamento

Missão de socorro num prédio em chamas, em Bakhmut. Foto: Rui Caria/ Imagem cedida pelo autor.

Quem passar pelo exterior do Mercado de Matosinhos, a partir desta sexta-feira (24), vai poder ver a exposição “Dias de Guerra”. O registo fotográfico de Rui Caria dialoga com os textos de Manuela Niza Ribeiro, para dar a conhecer uma realidade que já dura há um ano.

O trabalho de Rui Caria, que permaneceu 40 dias na Ucrânia ao serviço da SIC, está organizado em “grupos de três a cinco” imagens. A cada um destes conjuntos está associado um texto escrito por Manuela Niza.

Ao JPN, Caria revela que “a exposição tem um aviso de imagens sensíveis”, tendo em conta a “crueldade que elas apresentam”. Representar ao ar livre este trabalho procura também espelhar o carácter do conflito. “Uma coisa crua que está ali, que não pede licença a ninguém para ser vista, nem para acontecer”, explica o fotojornalista.

O impacto desejado não é chocar o público, mas sim informar e promover a reflexão sobre este assunto. Rui Caria espera que, de alguma maneira, a visita à exposição “modifique o pensamento” e consciencialize quem duvida da natureza do conflito. Para o jornalista é evidente “quem é que começou, como é que foi e quem é que está a ser atacado”.

“Estamos a mostrar o lado ucraniano”. No que toca ao trabalho jornalístico no terreno, Rui Caria afirma que, em contexto de guerra, é “muito difícil fazer jornalismo tal qual o conhecemos”. Com a exposição imposta pela profissão, vem o perigo e torna-se quase impossível retratar o lado russo. Para o fotojornalista, a “lógica do contraditório” não é plausível, visto que o jornalismo na Rússia “é tudo menos independente”.

Um projeto similar, mas de menor dimensão, já tinha sido criado por Rui Caria, em Angra do Heroísmo. Por iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, a exposição chega agora à cidade para assinalar os 365 dias do conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia.

A inauguração decorre esta sexta-feira (24), pelas 16h30 e conta com a presença dos autores, da presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e da ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro