Uma edição diferente das anteriores, é assim que Cristina Planas Leitão descreve o Festival Dias da Dança (DDD) 2023. O evento traz, este ano, nomes menos “reconhecidos” do público e a codiretora do Departamento de Artes Performativas da Ágora diz esperar “que haja curiosidade para saber quem são estes novos artistas”.

O festival realiza-se entre os dias 18 e 30 de abril com 28 espetáculos de 65 artistas e companhias, oriundos de nove países distintos. Durante os 13 dias de atuações serão utilizados 14 palcos distribuídos pelo Porto, Gaia e Matosinhos.

Durante a conferência de imprensa de apresentação, que se realizou esta terça-feira (28), no Teatro Municipal Rivoli, Cristina Planas Leitão afirmou que esta edição visa “encontrar (auto)cuidado e um sentido de comunidade” pela arte e pela dança.

O diretor do festival, Drew Klein, também esteve presente na sessão e afirmou que a “conexão, aproximação e intencionalidade” são valores fundamentais que o fizeram sentir “em casa aqui no Ágora e no contexto do DDD”.

A sessão de abertura será no Grande Auditório do Rivoli. Tem início às 21h30, de dia 18 de abril, com a estreia em Portugal da peça “Encantado”, de Lia Rodrigues. Faye Driscoll, Emmanuel Eggermont, Tânia Carvalho, Sofia Dias & Vítor Roriz / Filiz Sizanli e Mustafa Kaplan, Dori Nigro e Gaya de Medeiros, são outros artistas que vão marcar presença na edição deste ano.

Para além das apresentações em palco, o programa prevê a organização de duas festas. Dia 22 de abril, o Teatro Municipal do Porto recebe Odete, artista multidisciplinar, acompanhada de Keyla Brasil. O segundo evento é uma after party no TMP Café, com a presença da DJ Leo Soulflow.

Em relação às parcerias, o DDD irá dar continuidade à colaboração com o Balleteatro. Corpo + Cidade apresenta várias peças em espaços públicos, de carácter gratuito. Também com entrada livre, vão ser realizadas Aulas Abertas de Yoga e de Lingua Gestual Portuguesa (LGP), entre 17 e 28 de abril.

Outra entidade que irá colaborar com o DDD é o Alkantara Festival, que traz ao Porto o ciclo de conversas abertas “Reinventar instituições”. Artistas e públicos são convocadas a debater diversas temas da atualidade, como democracia, bem-estar e saúde mental, entre outros.

Os espetáculos de dia 19 e 30 de abril terão audiodescrição. As conversas abertas têm interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Os bilhetes estão disponíveis a partir de hoje (quarta-feira) na bilheteira central do DDD do Teatro Municipal Rivoli, nas bilheteiras dos vários espaços recreativos do espetáculo e na plataforma online BOL. Os preços variam entre os sete e 12 euros.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro