“Regresso à casa de partida antes que a partida seja definitiva”, de André Almeida Rodrigues, tem como tema a infância do autor. A curta-metragem estreia hoje (quarta-feira), às 17h, no Batalha - Centro de Cinema e estará também no Los Angeles International Children’s Film Festival, em março.

Filme do realizador português foi selecionado para o Los Angeles International Children’s Film Festival. André Almeida Rodrigues / DR

O filme, com a duração de 14 minutos, está em competição no Festival Internacional de Cinema do Porto, na “Secção Oficial de Cinema Português”. Pode ser visionado hoje (quarta-feira), pela primeira vez, pelo público português, às 17h, no Batalha – Centro de Cinema. O artista submeteu também a obra ao Los Angeles International Children’s Fil Festival e foi um dos selecionados para a apresentação, que decorrerá no mês de março.

“Regresso à casa de partida antes que a partida seja definitiva” tem como tema a última visita à casa de infância do cineasta. Esta “foi vendida em maio de 2022. Então, decidi registar a minha última visita”, explicou André Almeida Rodrigues, ao JPN. A temática “nasceu de forma natural”. “Foi uma ideia que tive à noite”, diz o realizador, sem ser “muito pensada”.

Segundo o cineasta natural de Matosinhos, tendo em conta o carater íntimo da obra, “é preciso ter uma certa distância para separar o lado pessoal e o lado artístico”. Ainda assim, Almeida Rodrigues reconhece que tentou “sempre dar uma margem e distância” na produção da curta-metragem.

Fantasporto: 43.ª edição recebe 86 antestreias absolutas

A 43ª edição do Festival Fantasporto decorre até sábado (4). Ao longo do certame vão ser feitas 86 “antestreias mundiais, europeias, internacionais e nacionais”, com filmes de cerca de 30 países. A edição deste ano dá destaque ao cinema japonês e a uma retrospetiva ao cinema filipino. Todo o festival irá acontecer no Cinema Batalha, renovado recentemente.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro