No âmbito dos Campeonatos Europeus em Pista Coberta, que decorrem em Istambul, cinco atletas portugueses destacaram-se pelas suas prestações. Pedro Pichardo, Auriol Dongmo, Mariana Machado, Tiago Pereira e Jessica Inchude qualificaram-se ontem (2) para as finais de triplo-salto, corrida de 3000 metros e lançamento de peso. As provas vão decorrer hoje (3), a partir das 17h18 (fuso horário de Portugal).

Na prova de triplo salto, Pedro Pichardo ultrapassou o recorde português em pista coberta, que já lhe pertencia. Logo no primeiro ensaio, saltou 17,48 metros, superando-se em dois centímetros. 

Tiago Pereira, na mesma prova, fez três ensaios para qualificação. O primeiro salto foi 15,06 metros – melhorou para 16,15 metros e terminou com 16,39 metros, em quinto lugar. Apesar de uma lesão com uma “recuperação lenta”, segundo afirma o atleta à Federação Portuguesa do Atletismo, o objetivo é “ganhar uma medalha para Portugal“. Tiago Pereira adianta, ainda, que pretende chegar “mais perto do Pichardo” e trazer os dois primeiros lugares para casa.

Já em lançamento do peso, Auriol Dongmo conseguiu qualificação direta, com 18,51 metros. Na mesma prova, Jessica Inchude lançou 17,92 metros ao primeiro ensaio, assegurando o sétimo lugar.

Jessica Inchude na prova de qualificação de lançamento de peso esta quinta-feira (2). Sergio Mateo (SportMedia )/ Federação Portuguesa de AtletismoDR

A corrida de 3000 metros femininos, por sua vez, foi disputada por Mariana Machado, que completou a prova com o tempo de 9m 07s 78”. “Sinceramente achei que seria difícil o apuramento”, uma vez que considera que a sua performance “não foi rápida”, confessou a atleta à Federação Portuguesa do Atletismo.

Desta forma, os portugueses estão apurados para três finais, que têm início esta sexta-feira. Às 20h18 (17h18 portuguesas), decorre a final dos 3ooo metros femininos, onde vai correr Mariana Machado. Uns minutos depois, às 20h35 (17h35), Pedro Pichardo e Tiago Pereira têm a prova do triplo-salto. Por fim, às 20h53 (17h53), Auriol Dongmo e Jessica Inchude terminam com o lançamento de peso. 

Os resultados oficiais podem ser encontrados na página da European Athletics.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira