Devido às baixas temperaturas, previstas entre quarta (1) e sexta-feira (3), as equipas municipais interdisciplinares voltaram a ser reforçadas para ajudar pessoas em situação de sem-abrigo. O Regimento dos Sapadores Bombeiros, a Proteção Civil Municipal e o Departamento de Coesão Social continuam a colaborar nesta iniciativa. 

Os grupos são constituídos por cerca de oito elementos. As suas funções baseiam-se no fornecimento de alimentação, conforto, bebidas quentes e na distribuição de cobertores e agasalhos.  Se forem identificadas situações de adesão de pessoas, em situação de vulnerabilidade, a locais de acolhimento social, estas equipas de voluntários encarregam-se de as direcionar para o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) do Porto.

O Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA) é uma das entidades que integra o NPISA, tendo um papel ativo neste período. Em declarações prestadas, via email, ao JPN, uma das coordenadoras do CASA (Porto), Ana Salão, informa que as principais zonas de entrega de cobertores são o Bairro Pinheiro Torres e Aleixo, a rua Júlio Dinis e a zona do Bom Sucesso.

Além disso, a coordenadora adianta que a entidade conta com “300 voluntários ativos“, distribuídos pelos projetos. Contudo, acrescenta que as doações de bens à iniciativa têm, recentemente, diminuído, “dada a atual conjuntura económica”.

O NPISA Porto, coordenado pelo Município do Porto, é constituído por uma rede de 63 entidades. Atua em seis eixos de intervenção na área social, que vão desde a habitação, até ao emprego e formação. 

A instituição possui um Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. No âmbito da Vaga de Frio de 2023, este plano deve ser ativado pelo Comandante Operacional Municipal da Proteção Civil quando as temperaturas mínimas estiverem abaixo dos 3.º C, durante três dias consecutivos. 

Existem, ainda, três restaurantes solidários pertencentes à rede, que continuam em funcionamento, todos os dias. São estes o Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano, Baixa (Travessa de Passos Manuel) e Batalha. Contando com a ajuda dos voluntários do CASA, são garantidas cerca de 550 refeições diárias nos estabelecimentos.

Só no final de janeiro, a Câmara do Porto entregou 160 cobertores ao CASA, para serem distribuídos por quem se encontra a viver na rua. 

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira