A assinatura dos protocolos de apoio decorreu esta terça-feira (7), na Sala D. Maria II, na Câmara Municipal do Porto. A vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, acredita que, para além de ajudar os atletas, o financiamento poderá “convidar outros jovens à prática desportiva”.

Edifício da Câmara Municipal do Porto

Câmara Municipal do Porto espera ajudar os atletas a superar as “condições precárias” em que desenvolvem a prática desportiva. Foto: Gabriella Garrido

A assinatura do programa anual de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e de Elevado Potencial Desportivo foi concretizado esta terça-feira (7), na Câmara Municipal do Porto. Na cerimónia estiveram presentes a maioria dos atletas, respetivos representantes, familiares, a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo e o presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo. O total dos apoios concedidos pela autarquia ascende a 107 mil euros.

Em declarações ao JPN, a vereadora refere que o principal objetivo do programa é “apoiar o maior número de atletas de alto rendimento com elevado potencial desportivo, ajudando-as numa fase tão importante” do seu percurso formativo e desportivo.

Para o processo de candidaturas, foi definido um conjunto de requisitos: os atletas devem ser naturais ou residentes no concelho do Porto, não profissionais, praticantes de uma modalidade desportista individual federada e participar em competições ao mais alto nível desportivo.

Para Catarina Araújo, esta bolsa não é uma “despesa”, mas sim um “investimento”. A vereadora relembra que estes desportistas suportam as “condições precárias” do desporto em Portugal graças ao “voluntarismo, teimosia, abnegação e esforço” dos mesmos.

Desta forma, a autarca afirma que “faz todo o sentido apoiar financeiramente estes atletas, garantindo-lhes melhores condições materiais e desportivas para competirem na elite internacional, nomeadamente nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por João Vieira (@joaovieirakarate)

João Vieira tem 16 anos e foi o primeiro atleta a conseguir um título europeu no karaté. Atualmente é também candidato ao título mundial da K1 Youth League de 2023. Selecionado pelo programa, João está confiante que com este financiamento “tanto eu como os meus colegas vamos conseguir crescer no desporto”.

Catarina Araújo salienta que estes jovens “estão a trabalhar muito e todos os dias para alcançar os seus sonhos” e são “um exemplo para os jovens, um exemplo para os mais velhos e, acima de tudo, um enorme orgulho não só para a nossa cidade, mas para o nosso país”.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro