A grelha de programação conta com as principais ligas europeias de futebol e vários desportos coletivos femininos. Apresentando-se ao público com o slogan “Não é para meninos”, o canal estreia esta quarta-feira (8) nas boxes MEO, coincidindo o Dia Internacional da Mulher.

três jogadoras disputam futebol

Os jogos de várias ligas femininas europeias de futebol vão ser transmitidos no canal W-Sport. Foto: Steffen Prößdorf

O W-Sport, primeiro canal exclusivamente dedicado ao desporto feminino, começa a emitir hoje (quarta-feira) nas boxes da MEO. O projeto vai transmitir as jornadas da Women’s Super League (WSL) da Inglaterra, da Frauen Bundesliga da Alemanha, da Serie A Femminile de Itália e da Eredivisie Vrouwen, dos Países Baixos. A MEO fez coincidir o lançamento do canal com a celebração do Dia Internacional da Mulher.

O diretor de vendas B2C da Altice Portugal, João Epifânio, referiu, em comunicado, que a abertura do canal em Portugal é “uma homenagem às mulheres que fazem a diferença no desporto”.  O dirigente deixou claro que este é “mais um passo” para a MEO no caminho que “promove e defende as causas” que definem uma “sociedade socialmente justa e inclusiva”.

O representante da operadora de telecomunicações acrescenta que este canal tem por objetivo promover “o desporto feminino de alta performance como ferramenta de desenvolvimento de capacidades de liderança”. Refere ainda que o W-Sport vai contribuir para “fomentar a prática desportiva pelas novas gerações de mulheres”.

O novo canal vai estar disponível na posição 29 da grelha de canais da MEO e apresenta-se ao público com o slogan “Não é para meninos”. Para Kelly Butler, da W-Sport, o início da emissão constitui “um momento emocionante no desenvolvimento do desporto feminino”. A diretora-executiva garantiu que o canal “será do interesse de todos os fãs de desporto”.

Para além do futebol, são também transmitidos alguns desportos coletivos femininos do PAC 12 – conferência americana que reúne várias modalidades-, como o basquetebol, o voleibol, a ginástica e o softball. A Vitality Netball League do Reino Unido, o salto de obstáculos, o triatlo e as corridas automóveis Extreme E também vão marcar presença.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro