Na lista entregue pela Comissão Independente constam os nomes de 12 clérigos, dos quais sete estão no ativo. Diocese garante que não recebeu "qualquer denúncia", nem há indícios da culpabilidade dos padres. Lista seguiu para o Ministério Público.

padre com dedos sobre a bíblia

Sete alegados sacerdotes abusadores ainda estão vivos. Fonte: Pexels/ MartProduction

A diocese do Porto informou hoje, em comunicado, que decidiu não suspender os sete padres suspeitos de terem abusado sexualmente de menores que ainda se encontram no ativo. No entanto, o bispo diocesano, D. Manuel Linda, “já entregou ao Ministério Público a lista recebida da Comissão Independente”, que investigou os crimes de abusos sexuais cometidos por padres católicos portugueses nas últimas décadas.

A diocese sublinha que “nos arquivos diocesanos, não se encontra qualquer indício de possíveis crimes de abusos” e que não recebeu “qualquer denúncia relativamente a estes nomes”. “Não obstante, o processo de investigação continua”, e se aparecerem indícios, acrescenta o bispado, os clérigos serão suspensos.

A decisão surge na sequência do parecer da Comissão Independente (CI) para o estudo de abusos sexuais na igreja, divulgado em 13 de fevereiro. Nos últimos dias, diversas dioceses têm tornado públicas as suas decisões relativamente à suspensão dos clérigos que constam da lista elaborada pela CI. Alguns bispos, como o da Guarda e de Évora, optaram por suspender preventivamente os clérigos denunciados como alegados abusadores

Da lista do Porto, constam ainda “quatro [padres que] já faleceram e um [que] já não pertence à diocese”, acrescenta o comunicado.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro