Os Iberian Festival Awards distinguiram os melhores eventos e concertos organizados em Portugal e Espanha. Rock in Rio, Neopop e Kalorama estão entre os vencedores da iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Festivais de Música.

Para além das premiações para os eventos, os melhores concertos também foram distinguidos. Foto: Jakob Owens/ Unsplash

O Fórum da Maia acolheu no passado sábado (11 de março) a cerimónia dos Iberian Festival Awards, que distinguiu os melhores eventos realizados em Portugal e Espanha durante 2022. Entre os vencedores estão alguns festivais portugueses como o Kalorama, Rock In Rio Lisboa, Neopop e Músicas do Mundo.

Na 7.ª edição da iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa de Festivais de Música, os nomeados foram distribuídos por 23 categorias. A estas juntam-se ainda os prémios de excelência de entidade e personalidade, e ainda um prémio da fundação INATEL. Este foi atribuído à banda Expresso Transatlântico.

Em termos de vencedores absolutos, o Rock In Rio Lisboa convenceu o júri na categoria “Grande Festival”, além de ter sido considerado, entre todos os concorrentes, aquele que deu a maior “Contribuição para a Sustentabilidade“. Já o Neopop, evento de música eletrónica que é organizado em Viana do Castelo, foi distinguido na categoria “Festival de Média Dimensão“.

Ainda no que toca a festivais portugueses com vitória ibérica, o Festival Músicas do Mundo de Sines venceu na categoria “Programa Cultural” e o Kalorama foi reconhecido como o “Melhor Novo Festival“.

O Bons Sons foi distinguido como festival ibérico que deu o maior “Contributo para a Igualdade“, obtendo ainda o título de “Melhor Acolhimento e Receção“, mas neste caso a nível nacional. O Festival Med, de Loulé, por sua vez, foi reconhecido como a “Melhor Promoção Turística“, a nível lusófono e hispânico.

De cada país derrotado na disputa ibérica (Portugal ou Espanha), o júri escolheu o melhor festival de âmbito nacional.

Assim, o Amplifest, que acontece no Porto e oferece uma experiência multissensorial, recebeu o prémio nacional na categoria de “Festival de Pequena Dimensão“.

Na categoria de “Melhor Festival para Jovens“, ganhou o Fest4Kids. Na “Melhor Estratégia de Comunicação e Marketing“, o Jardim Sonoro arrecadou o galardão. O Artbox VR foi distinguido pela “Melhor Utilização da Tecnologia“. 

Na categoria “Melhor Local Festivaleiro”, a paisagem do Douro, que acolhe o Douro&Porto Wine Festival, superou a concorrência, enquanto as Festas do Mar receberam o prémio pela “Melhor Festividade“.

Ainda entre os portugueses premiados na Iberian Festival Awards estão o Revenge of the 90’s, como “Melhor Festival Indoor” realizado em Portugal em 2022, e o Artbeerfest Caminha como “Melhor Festival não-Musical“.

Os festivais espanhóis foram palco para os melhores concertos ibéricos e internacionais. Os concertos de C. Tangana, no Icónica Sevilla Fest, e de Arctic Monkeys, no Cala Mijas, levaram o prémio.

Celina Piedade e Nick Cave, receberam a distinção de melhores atuações a nível nacional, no Festival Folk Celta (PT) e no Meo Kalorama, respetivamente.

A 7.ª edição dos Iberian Festival Awards integrou o Talkfest, que decorre na Maia e em Lisboa até à próxima sexta-feira (17).

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro