FC Porto e Inter de Milão lutam hoje (terça-feira) pelo acesso aos quartos de final da Liga dos Campeões. No jogo da 1.ª mão, os italianos levaram a melhor, mas Sérgio Conceição espera usar o mesmo "antídoto" que lhe permitiu conduzir os portistas à vitória nos três anos anteriores, em partidas disputadas com equipas italianas no Dragão.

Dragões não têm registo favorável diante do Inter de Milão Foto: Валерий Дед/WikiMedia CommonsCC-by-3.0

O FC Porto recebe, esta terça-feira, às 20h00, no Estádio do Dragão, o Internazionale, em jogo a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os azuis e brancos procuram reverter a derrota de há três semanas em Milão.

No jogo da 1.ª mão, no Giuseppe Meazza, a formação milanesa venceu pela margem mínima (1-0) com um tento assinado por Romelu Lukaku. O belga saltou do banco para desbloquear o placard de uma partida bastante equilibrada onde os guardiões das duas equipas foram os grandes protagonistas. André Onana e Diogo Costa brilharam ao mais alto nível desta competição, com uma série de defesas monumentais.

Nessa ocasião, os dragões acabaram reduzidos a dez jogadores, depois de Otávio ter sido expulso, a doze minutos do apito final. Para além do médio luso-brasileiro, Sérgio Conceição não pode contar com João Mário, depois deste se ter lesionado no jogo diante do Estoril, para a I Liga. Pepê corre também o risco de exclusão do próximo jogo no caso de receber cartolina amarela.

No entanto, Evanilson e Galeno estão aptos depois de terem recuperado das suas lesões. Já no que toca ao Inter, Inzaghi só não poderá contar com Robin Gosens e Milan Skriniar, ambos por lesão.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por FC Porto (@fcporto)

 

Histórico recente no Dragão com equipas italianas alimenta esperanças portistas

Esta não é a primeira vez que a armada azul e branca recebe os milaneses na sua fortaleza. Em 2005, o FC Porto defrontou por quatro vezes o Inter, registando uma vitória, um empate e duas derrotas.

Depois de um empate a uma bola no Estádio do Dragão, em 2004/05, os nerazurri bateram os azuis e brancos por 3-1, com uma exibição tremenda do avançado brasileiro Adriano “Imperador”, que acabou por fazer um hat-trick.

Na época seguinte (2005/06), apenas alguns meses depois, as duas formações reencontraram-se na fase de grupos da Liga Milionária, com uma vitória para cada lado. No Porto, a equipa então comandada por Co Adriaanse, venceu o Inter por 2-0. Já em Itália, a história mudou de cor e os milaneses venceram os dragões por 2-1, com dois golos de Julio Cruz.

O FC Porto só venceu o Inter uma única vez, mas nunca chegou a perder dentro de portas. No total, o FC Porto disputou 39 duelos diante de adversários italianos para as competições europeias, somando 12 vitórias, 11 empates e 16 derrotas.

Feitas as contas, o registo caseiro é de 8 vitórias e 4 derrotas, com os portugueses a superiorizarem-se nos últimos três jogos. Sérgio Conceição esteve presente nestes últimos, batendo em casa, a Roma (Champions 2018/19), a Juventus de Ronaldo (Champions 2020/21) e a Lázio (Liga Europa 2021/22).

“Uma equipa recheada de grandes jogadores” num “um estádio muito inflamado”

Na antevisão do encontro, Sérgio Conceição referiu que os momentos deste jogo poderão ser semelhantes aos da 1.ª mão, “mas nunca serão iguais”. O técnico portista disse ainda que o desenrolar do jogo “dependerá muito dos jogadores que atuarem pelo Inter”, mas afirmou que esta é “uma equipa recheada de grandes jogadores”.

Já Simone Inzaghi tem noção que vai “defrontar uma equipa de qualidade num estádio muito inflamado”. O treinador italiano afirma que os dragões são “completos e fortes nos duelos” e que as formações italianas “sofreram muito nos últimos anos” nas vindas ao Dragão.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Inter (@inter)

 

Forma das equipas não permite antecipar o resultado, mas pode ser favorável aos portistas

A fase que as duas equipas têm atravessado faz com que o emblema portista sonhe um pouco mais. Apesar da derrota caseira diante do Gil Vicente, o FC Porto tem, dentro de portas, um registo que não é de todo desfavorável. Nos últimos 12 jogos, os portistas venceram dez, empataram um e perderam outro.

Em sentido contrário, os pupilos de Simone Inzaghi não têm sido muito felizes nas deslocações. Nos últimos três jogos fora de portas, o Inter não venceu nenhum, somando duas derrotas e um empate. Numa retrospetiva dos dez últimos embates, o clube de Milão apenas conseguiu três vitórias.

Árbitro experiente para jogo decisivo

Szymon Marciniak, árbitro da final do Mundial’2022, disputado no Catar, é o nomeado pela UEFA para conduzir um jogo decisivo para ambas as equipas. Na sua equipa, o polaco vai contar com os compatriotas Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz como árbitros assistentess. No VAR vão estar Tomasz Kwiatkowski e o auxiliar Bartosz Frankowski.

A cara de Marciniak não é uma novidade para os dragões que já viram o polaco arbitrar recentemente as partidas diante do Atlético de Madrid e da Roma, embates que terminaram numa derrota e vitória, respetivamente.

Vão conseguir os dragões permanecer na caça aos milhões? É o que ficaremos a saber esta noite, a partir das 20h00. O jogo tem transmissão em direto na Eleven Sports Portugal.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro