Paulo Jorge Pereira, selecionador nacional de andebol, falou ao JPN dias depois da equipa portuguesa garantir o apuramento para o europeu que se realiza em 2024, na Alemanha. O técnico confessa o "enorme orgulho" na evolução verificada nos últimos anos na modalidade. Quanto ao Euro 2024, o principal objetivo é aceder à “main round” e tentar o acesso aos Jogos Olímpicos.

 

seleção de andebol, depois de garantir o apuramento para o Europeu de Andebol frente na Macedónia

Portugal apura-se pela oitava vez na sua história para o Europeu de Andebol. Foto: Federação de Andebol de Portugal

Após a vitória contra a Macedónia do Norte por 32-27, conseguida este domingo (12), no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a seleção das Quinas apurou-se em primeiro lugar no grupo de qualificação para o Campeonato da Europa de Andebol.

Esta é a terceira vez consecutiva que Portugal participa na principal prova europeia de seleções de andebol e a oitava da história, desde que a prova foi criada.

Ao JPN, o selecionador nacional Paulo Jorge Pereira revela que o sentimento desta conquista é “quase igual à primeira vez” , quando, em 2019, a formação portuguesa se apurou para o europeu já sob o seu comando. 

O treinador natural de Lisboa refere que existem “outros desígnios” nesta próxima participação, mas que a qualificação “desta vez foi mais interessante”, por se apurarem na antepenúltima jornada.

 

No que toca ao Euro 2024, Paulo Jorge sublinha que as expectativas estão associadas à possibilidade de aceder à “main round” e, a partir daí, aos Jogos Olímpicos. Comenta, ainda, que a reputação do andebol português mudou nos últimos anos. “Chegamos ao pavilhão e já lá estão 1000, 1500 pessoas para assistirem ao aquecimento. Isso nunca aconteceu na vida. Nós sentimos um enorme orgulho”.

O Campeonato da Europa de Andebol de 2024 terá lugar na Alemanha, entre os dias 10 e 28 de janeiro. O jogo de abertura realiza-se na Merkur Spiel-Arena, em Dusseldorf, no dia 10.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro