Serviço online do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) entrou em funcionamento nesta segunda-feira (13). Iniciativa permite a imigrantes da CPLP obter autorização de residência sem se deslocarem a um posto de atendimento.

No primeiro dia de funcionamento do novo Portal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), foram feitos 9.700 pedidos de Autorização de Residência, informa em comunicado o Ministério da Administração Interna. 

A página começou a funcionar nesta segunda-feira (13), permitindo a imigrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com processos pendentes até 31 de dezembro de 2022, obter a autorização de residência de forma automática. Ficam assim dispensados de deslocação a um posto de atendimento do SEF. 

Até às 18h de ontem (segunda-feira), o SEF já tinha emitido 1.515 documentos com referência para pagamento das autorizações de residência recebidas. Dos pedidos recebidos, existem 109 que estão a aguardar consulta de segurança por parte do SEF. 

“Apesar da elevada procura”, que provocou “dificuldades de acesso” a estes sites, os mesmos continuam “a funcionar” com normalidade, garante o SEF.

Os cidadãos que têm novos vistos consulares CPLP, emitidos após 31 de outubro de 2022, também podem inscrever-se no portal. No entanto, a iniciativa visa “a recuperação dos processos pendentes de autorização de residência dos nacionais da CPLP”.

As plataformas digitais que podem ser utilizadas para aceder ao serviço são: SEF.pt e ePortugal.gov.pt.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro