Prelada vai acolher a infraestrutura dedicada à formação e prática desportiva. Escritura para a cedência à Associação de Futebol do Porto de um terreno pertencente ao Município portuense, foi ontem (terça-feira) assinada nos Paços do Concelho. José Neves, presidente da AFP, revelou que o concurso público deverá ser lançado no verão.

José Neves e Catarina Araújo na assinatura da escritura.

José Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, e a vereadora Catarina Araújo durante a assinatura da escritura. Foto: AF Porto

A Câmara Municipal do Porto e a Associação de Futebol do Porto (AFP) assinaram a escritura para a cedência da última parcela necessária para iniciar a construção da futura Academia de Futebol, que irá nascer junto ao Parque da Prelada, em Ramalde. Na cerimónia estiveram presentes José Neves e José Guimarães, respetivamente, presidente e vice-presidente da AFP, e ainda Catarina Araújo, Vereadora com o pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto.

Em declarações à imprensa, José Neves referiu que, neste momento, a AFP fica apenas à espera que o projeto seja aprovado pela autarquia para, depois, “fazer um concurso público da obra”. Se tudo correr como previsto este deverá ser lançado até ao verão. Segundo o presidente da associação, a obra terá um prazo de dois anos para conclusão, desde o momento que se iniciar a construção.

Projeto oferecido a Catarina Araújo pela AF Porto. Foto: AF Porto

Catarina Araújo considera a futura academia de futebol “uma infraestrutura de excelência”, tendo em conta a sua natureza: um espaço que engloba um “conjunto de serviços e condições para treino e para prática desportiva”, mas que dá uma especial atenção à “saúde, bem-estar, saúde mental e acompanhamento psicológico para todos”.

O centro desportivo terá dois campos sintéticos, um relvado, um campo exclusivo ao treino de guarda-redes e um campo de futebol de praia. Também serão construídos  balneários e anexos destinados a garantir todas as condições para os atletas.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro