Dia da inauguração da valência gerida pelo Município do Porto ficou marcado por diversas atividades, como batismos de mergulho, aulas de natação e exercícios de academia. O edifício beneficiou de "reabilitações profundas no interior e exterior", assegura a Câmara Municipal. Chefe dos bombeiros sapadores realça também a importância das instalações para os treinos da corporação.

Piscina municipal esteve três anos em obras de reabilitação. Foto: Andreia Merca/CM Porto

Após três anos de obras, a Piscina Municipal Eng.º Armando Pimentel reabriu portas ontem (terça-feira), com diversas iniciativas, desde aulas de natação a exercícios de academia. O reinício de atividades incluiu também a presença dos bombeiros sapadores do Porto para a realização de batismos de mergulho.

A partir de hoje (15), a piscina, que faz parte da rede de infraestruturas desportivas do município do Porto, passa a funcionar em regime de utilização livre. Ao mesmo tempo, abrem as inscrições para o programa “No Porto a Vida é Longa”, um projeto municipal que incentiva pessoas a partir dos 60 anos a uma prática regular de desporto. As atividades de academia, que incluem pilates e yoga, bem como as aulas de natação, iniciam-se a 1 de abril.

Melhorias sustentáveis e reforço das condições desportivas

As obras resultaram de um investimento de dois milhões de euros da autarquia do Porto e incluíram “reabilitações profundas no interior e exterior”. O edifício foi também “alvo de uma intervenção no âmbito da sua certificação energética”, explica a vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, Catarina Araújo.

Segundo a autarca, em termos de infraestrutura, as alterações interiores passaram por um “aumento da oferta desportiva da piscina”, com um novo balneário e um “ginásio multiusos com outras condições e outras dimensões”. As intervenções abarcaram também uma revisão das instalações técnicas e a recuperação de zonas danificadas.

O espaço beneficiou de melhorias no uso de energia, climatização e ventilação, para uma maior eficiência energética e térmica. De acordo com Catarina Araújo, a intervenção vai permitir “uma piscina mais sustentável, com condições diferentes ao nível da qualidade do ar interior”.

Para a vereadora, as obras têm um papel significativo ao “tornar mais confortável a prática desportiva” pois a cidade passa a ter um equipamento “com melhores condições, com melhor qualidade e melhor segurança”.

Tanque vai servir para treino dos bombeiros

Não são apenas os utilizadores regulares que vão beneficiar da requalificação. A reabertura do espaço é também importante para a equipa de mergulhadores do regimento dos bombeiros. De acordo com Joaquim Sousa, chefe dos Sapadores Bombeiros do Porto (SBP), o tanque de mergulho da Piscina Municipal é fundamental para os treinos.

Antes das obras, o edifício era frequentemente utilizado pela equipa. Durante a reabilitação, os SBP utilizaram outros espaços como a Piscina Municipal da Constituição, onde “a profundidade não é mais adequada”. Dependendo das condições, recorriam também a “recursos naturais como o rio Douro ou o mar”, contudo “muitas vezes não temos as condições ideais para fazer um treino ou fazer um mergulho”. Por esse motivo, a reabertura da piscina vai garantir uma solução para treinos de “autonomia física e parte operacional”.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro