Reunião magna da instituição que gere o futebol mundial realizou-se em Kigali, no Ruanda. Líder suíço foi eleito por aclamação até 2027. Novo modelo de Campeonato do Mundo prevê alargamento para 48 seleções, em vez das 32 atuais.

Gianni Infantino defendeu o novo modelo alargado do Campeonato do Mundo que será implementado em 2026. Foto: UNIS Vienna/Nikoleta HaffarCC BY 2.0

Gianni Infantino vai continuar à frente da FIFA, pelo menos até 2027. Decisão foi tomada hoje, por aclamação, pelos delegados ao 73.º Congresso da entidade, que se realizou em Kigali, capital do Ruanda. Esta quinta-feira (16), Gianni Infantino foi reeleito presidente da FIFA, por aclamação, no 73º Congresso da entidade realizado em Kigali, capital de Ruanda. O novo mandato deve durar até 2027

No seu discurso, o dirigente afirmou que ser presidente da FIFA é uma “tarefa incrível” e que pretende continuar a servir o futebol , a instituição e “todos os seus 211 países membros”.

Ao ser aclamado líder mais uma vez, Infantino sublinhou algumas metas para o futuro, a começar pela  promessa de “trabalhar com honestidade para proteger as associações e os adeptos”.

O presidente realçou o sucesso dos últimos mundiais, que considerou “os melhores” da história da entidade, prestes a comemorar 100 anos – tanto o que teve lugar no Qatar, em 2022 (a nível masculino), como o realizado em França, em 2019 (na versão feminina).

Além disso, Infantino refere que o seu desejo é “embarcar numa trajetória histórica em prol da igualdade”. O objetivo, explica, baseia-se numa remuneração equivalente para ambos os sexos a concretizar já nos próximos mundiais, apesar das diferenças dos lucros gerados pelas duas competições. 

Campeonato do Mundo de 2026 vai contar com 48 seleções

O reinado de Infantino foi marcado também pelas mudanças introduzidas na organização do Campeonato do Mundo. Por exemplo, esta semana, foi anunciado que o torneio de 2026 – sediado em conjunto pelo México, Canadá e Estados Unidos vai contar com 48 seleções, em vez das 32 atuais. A prova deverá começar com 12 grupos de quatro equipas, comportando um total de 104 jogos, com uma fase de mata-mata adicional, antes dos oitavos de final.

Infantino foi eleito, pela primeira vez, em 2016, após Joseph Blatter renunciar. Em 2019, foi também reeleito por falta de oposição. Esta deverá ser a última vez que é escolhido para o cargo, caso as regras da federação internacional se mantenham.  

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro