O Município de Gondomar assinou um protocolo com a Associação DARiACORDAR, entidade que gere o programa Zero Desperdício, com vista a um maior aproveitamento de excessos alimentares. Em causa está uma colaboração entre as entidades que permite a recolha e distribuição de alimentos que, em situação normal, seriam deitados fora.

Em declarações ao JPN, Ana Luísa Gomes, vereadora do ambiente do Município de Gondomar, explica que este protocolo procura “dinamizar uma rede local de recuperação de bens”, com vista a uma “maior sustentabilidade ambiental”. Para a autarca, o objetivo é claro: “reduzir a pegada ecológica, implementar circuitos circulares económicos, dando sempre resposta às necessidades das pessoas”.

Paula Policarpo, presidente da Associação DARiACORDAR, adianta que o processo de recolha distribuição envolve diferentes intervenientes. “Nós convidamos os potenciais produtores de resíduo que operam na cadeia alimentar. Eles colocam à nossa disposição alimentos que estão em bom estado e que podem ser consumidos em segurança. O nosso foco passa por canalizar esse bens para pessoas necessitadas, através das entidades dos vários municípios que se encontram junto das pessoas, como as IPSS e as Juntas de Freguesia”, completa.

O projeto é aberto a todos os gondomarenses que queiram fazer parte da Rede Zero Desperdício. Os intervenientes podem participar como dadores ou recetores de excedentes alimentares. O programa estende-se a restaurantes, comércio, cantinas empresariais ou escolares, sector Hoteleiro, Unidades Escolares ou de Saúde, promotores de eventos, IPSS ou outros equiparados.

Para além das vantagens a nível económico e ambiental, Paula Policarpo salientou o impacto que o programa Zero Desperdício tem na própria população. “Apoiamos as pessoas que precisam realmente destes produtos para subsistir. Para elas nunca serão apenas resíduos”, destacou.

Segundo a presidente da associação, o próximo passo do projeto em Gondomar passa por realizar “um inquérito dos potenciais produtores de resíduo alimentar e têxtil da zona”, de forma a perceber que bens poderão ser reaproveitados e distribuídos.

Paula Policarpo assegura que o futuro da associação passa pelo desenvolvimento de parcerias com mais autarquias. “Precisamos que mais municípios adiram à rede. Já tínhamos assinado um protocolo com Matosinhos e agora estamos a assinar com Gondomar. Vamos assinar protocolo com todos os municípios associados à LIPOR”, garantiu a representante.

A autarquia de Gondomar e a organização DARiACORDAR já colaboram desde 2014 no apoio aos mais necessitados. Contudo, a assinatura do mais recente protocolo levou a um aumento significativo de novas oportunidades: “Estávamos em Gondomar ainda sem o protocolo com a Câmara, o que fazia com que a rede de distribuição de sobras fosse restrita apenas às entidades que tenham implementação nacional – nomeadamente o Auchan e o LIDL”, explica.

O Município de Gondomar anunciou ainda ações de sensibilização nas escolas do concelho. De forma a que este ideal seja transmitido a mais faixas etárias, a vereadora confessou que a estratégia será ainda “mais abrangente”, não se fixando apenas nos estabelecimentos de ensino. “Queremos criar comunidades mais preparadas e conscientes para esta temática. Temos que chegar não só às crianças, como aos próprios adultos”, conclui.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira