Equipa nacional venceu de forma contundente a seleção da Hungria, por 12-0, garantindo dessa forma a medalha de bronze. Mesmo assim, o conjunto luso ficou aquém dos objetivos, que passavam por repetir as finais alcançadas em 2019 e 2022.

 

equipa_futsal_feminino

Equipa das quinas garantiu a terceira posição frente à Hungria. Foto: FPF

A seleção portuguesa feminina de futsal conquistou, este domingo (19), o 3.º lugar na edição 2023 do Europeu. A equipa jogou contra a Hungria (anfitriã) e venceu por 12-0, no encontro de consolação da final tour, em Debrecen.

O marcador foi inaugurado aos dois minutos, por Kota, que marcou na própria baliza. Carla Vanessa (10′, de penálti, 20′ e 38′), Sara Ferreira (14′), Lídia Moreira (21′), Carol (25′ e 27′), Fifó (28′ e 30′), Janice Silva (32′) e Pisko (36′) apontaram os restantes tentos da formação portuguesa.

Em termos individuais, Carla Vanessa tornou-se a primeira marcadora a realizar um hat-trick em fases finais. Em declarações à UEFA.com, a jogadora confessa que “trocaria tudo isso” pela oportunidade de jogar na final e vencê-la.

Contudo, esta classificação é a pior de Portugal, desde o início do campeonato. Nas últimas duas edições, em 2019 e 2022, a seleção lusa ficou em 2.º lugar.

A capitã de equipa, Adél Varga admite, à UEFA.com, que a equipa deve “mudar de posições mais rápido” em jogos com elevada exigência competitiva, como aquele que foi disputado com a Espanha, nas meias-finais e que Portugal perdeu por 3-2. O conjunto português, acrescenta a atleta, foi penalizada na competição devido ao facto de “raramente” jogar em ambiente internacional.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro