A 16.ª edição da Festa do Cinema Italiano inicia-se hoje (29) às 21h30, no Cinema São Jorge (Lisboa) com a antestreia nacional de “L”Immensità – Por Amor”. Seguem-se inúmeras exibições na capital, até dia 6 de abril, a decorrer no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa e no El Corte Inglés

A partir de 2 de abril, a festa extravasa a capital e passa por 10 cidades, em que se incluem o Barreiro, Almada, Penafiel, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Porto, Lagos e Évora.

Este ano são apresentados um total de 50 filmes, alguns já antes estreados mundialmente. Os destaques vão para “As Oito Montanhas”, de Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, e também “As Velas Escarlates”, de Pietro Marcello, ambos exibidos no último Festival de Cannes.

Na secção de competição concorrem “Alla Vita”, de Stéphane Freiss, “Margini”, de Niccolo Falsetti, “Settembre”, de Giulia Louise Steigerwalt, “Marcel!”, de Jasmine Trinca e “La Timidezza delle Chiome” de Valentina Bersani. O júri, que vai atribuir prémios a cinco filmes, é composto por Rui Pedro Tendinha, Iris Cayatte e Ana Rocha

Para além da cinematografia, o festival prepara diversos eventos, como sessões de música, exposições, conversas temáticas e debates, stand up, a tradicional Rota dos Sabores com mais de 30 restaurantes e, ainda, um curso de italiano para iniciantes.

Todos os lugares por onde a iniciativa vai passar já têm programação, menos o Porto que, segundo a organização, ainda não fechou a agenda para as exibições no Cinema Trindade. Os preços dos bilhetes variam entre os 3 euros e os 100, de acordo com a atividade ou filme a frequentar.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro