A Queima das Fitas do Porto regressa ao Queimódromo de 7 a 13 de maio. Na sua 101.ª edição, o primeiro dia é marcado pelo regresso de Ornatos Violeta ao evento, depois de mais de 20 anos. Em declarações à Lusa, citada pelo Jornal de Notícias, a presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Ana Gabriela Cabilhas, assegura que a banda, autora de êxitos como “Ouvi dizer”, traz um concerto “carregado de emoção e nostalgia”. 

Ivandro, o artista português mais ouvido no Spotify em 2022, é outra confirmação assegurada para a primeira noite, de sábado (6) para domingo (7).  O rap português toma conta da noite de domingo, com artistas como Slow J, T-rex e Papillon. Já na noite de segunda-feira (8), o palco principal recebe Chico da Tina, ou Francisco da Concertina, trovador minhoto e artista de trap, que lançou o álbum “E Agora Como É Que É”, no último ano. 

Quim Barreiros é presença histórica e habitualmente acarinhada pelos universitários no queimódromo. Este ano, o cantor de música popular portuguesa vai a palco na terça-feira (9), acompanhado, no alinhamento, por Rosinha. 

Wet Bad Gang, Dillaz e X-Tense são os destaques da noite de quarta-feira (10), atribuída especialmente aos fãs de hip-hop “tuga”. Na noite de quinta-feira (11), a dupla de música eletrónica Karetus regressa para mais uma edição, à semelhança do último ano. No mesmo dia, o queimódromo recebe ainda o brasileiro MC Pedrinho

Os artistas dos últimos dois dias vão ser anunciados brevemente pela FAP.  Em declarações à agência Lusa, a presidente da federação avança ainda que, este ano, o evento engloba uma comissão relativa às preocupações ambientais, outra destinada à prevenção de comportamentos de risco e apoio clínico e, finalmente, uma terceira sobre a transição digital – a novidade desta edição. 

Ainda no espaço das inovações, a icónica noite dos estudantes do Porto traz, pela primeira vez, três palcos: o Palco Academia ( o principal do evento), o Palco Secundário (dedicado a noites temáticas) e o Palco Cultura (com destaque para o stand-up comedy), segundo a representante da FAP. 

A edição de 2022, recorda Gabriela Cabilhas, reuniu mais de “300 mil pessoas”. venda  de bilhetes arrancou esta terça-feira (28), apesar de ainda não terem sido anunciados todos os artistas. O passe geral do evento, que permite entrada em todos os dias, já se encontra esgotado mas ainda é possível, porém, adquirir bilhetes diários.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira