O emblemático Marégrafo, situado na Foz do Douro, vai receber obras de requalificação. A intervenção, da responsabilidade da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, deve durar cerca de 60 dias.

Escala de medição de marés presente no exterior do marégrafo. APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo

Estão previstos trabalhos de limpeza nas superfícies das fachadas, pintura, reconstrução parcial da régua de medição das marés, bem como a proteção e substituição de elementos metálicos.

O projeto de reabilitação surge de uma série de intervenções de requalificação na zona do Passeio Alegre, onde o Marégrafo da Cantareira se constitui como um verdadeiro marco histórico. O local a intervencionar, aliás, recebe o nome do equipamento, sendo designado por “Cais do Marégrafo”.

Enquanto ferramenta científica, o marégrafo permite registar a variação da maré ao longo do tempo. Os resultados obtidos pelo equipamento servem para se determinar o nível médio das águas do mar e a elaboração das primeiras tabelas de maré.

O instrumento situado na Foz do Douro é um dos poucos existentes no país que, para além de registar a maré em papel, possibilita a respetiva visualização através da escala existente no exterior.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro