Protesto dos trabalhadores ferroviários estende-se ao longo do mês de abril. Para amanhã (quinta-feira) foram decretados serviços mínimos.

carruagem de comboio da CP

A circulação de comboios deve parar por completo na quinta-feira (6). Foto: Wikimedia CommonsCC BY-SA 4.0

Vários sindicatos de trabalhadores da Comboios de Portugal (CP) e da Infraestruturas de Portugal (IP) deram início a greves que se estendem por todo o mês de abril. 

Na quinta-feira (6), a paralisação reúne as diversas associações profissionais do sector (SMAQ,  ASCEF, ASSIFECO, FENTCOP, SINFA, SINFB, SIOFA e STF). Depois de alguns dias de incerteza, foram estabelecidos serviços mínimos que podem ser consultados no site da CP.

Os sindicatos acrescentam ainda que “a responsabilidade do impacto, quer seja financeiro, quer seja social, que advenha destas formas de luta será da total responsabilidade do Governo” que continua a não “negociar com os sindicatos”.

Nos restantes dias de abril, está em curso uma greve do Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), o que tem provocado, desde o início do mês, supressões parciais nos serviços Alfa Pendular e Intercidades, Regional e InterRegional e Urbanos (Porto, Lisboa e Coimbra), diz a CP. Em comunicado no site, os representantes dos maquinistas reforçam que mantém “a sua disponibilidade permanente” para o diálogo, mas que o que tem acontecido são “imposições por decreto e atos de gestão”.

O que os trabalhadores exigem “é que haja uma negociação efetiva”

Aumentos salariais efetivos e a valorização da carreira de tração são exemplos de reivindicações feitas pelos trabalhadores. A melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução, bem como a das condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material do motor também se enquadram nas principais exigências.

Os trabalhadores reclamam ainda uma “humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede. Para além disso, pedem o “reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo“.

Quanto aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços, é permitido o reembolso ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe. O pedido pode ser efetuados em myCP na área “Os seus bilhetes” ou nas bilheterias.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro

Artigo atualizado às 10h51 do dia 5 de abril de 2023 com referência aos serviços mínimos definidas para dia 6 de abril.