O Ministério da Educação anunciou hoje (terça-feira) a abertura das inscrições para a realização das provas de ingresso no ensino superior. A Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE) receberá novas matrículas até o dia 17 de abril.

Na passada segunda-feira (3), foi publicado o documento correspondente às medidas para este ano de avaliação, aprovação de disciplinas, conclusão dos cursos científico-humanísticos do secundário e acesso ao ensino superior.

Saiu também o despacho que legitima o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básicos e Secundário.

Novo sistema de acesso entra em vigor de forma gradual

Este ano, as regras de acesso ao ensino superior mantêm-se as mesmas do ano anterior, ou seja, continua em vigor aquele conjunto de normas que foi definido durante a pandemia. Assim, os alunos que terminem este ano o secundário só têm que realizar exames caso estes sejam necessários para a sua candidatura de ingresso.

As novas regras de avaliação e acesso ao ensino superior , anunciadas em fevereiro pelo Ministro da Educação, João Costa, e a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, vão entrar em vigor de forma gradual. Desta forma, o novo modelo aplica-se na totalidade aos estudantes que entrem em setembro no 10.º ano.

Entre as novidades previstas está a necessidade de realizar três exames nacionais (um deles obrigatoriamente a Português). Os exames nacionais passam também a ter um peso mínimo de 45%.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro