O SL Benfica recebe hoje, no Estádio da Luz, os italianos do Inter de Milão, em partida a contar para a 1.ª mão dos quartos de final da UEFA Champions League. O jogo diante dos milaneses acontece quatro dias depois da derrota caseira das águias, diante o FC Porto, curiosamente a equipa eliminada pelos nerazurri na fase anterior da prova.

Encarnados procuram presença nas meias-finais da Liga dos Campeões, 33 anos depois. Foto: Wikimedia Commons

É mais um jogo de extrema importância para o SL Benfica esta época. Os encarnados recebem hoje (terça-feira), às 20h00, no Estádio da Luz, o Inter de Milão, no primeiro duelo dos quartos de final da Liga dos Campeões. Com uma imaculada campanha europeia, as águias preparam o assalto às meias-finais da Liga milionária, algo que nunca aconteceu no novo formato da prova.

As duas equipas vêm de jogos não muito positivos. Na sexta-feira (8), o Benfica saiu derrotado do “clássico” com o FC Porto, que reduziu a desvantagem de dez para sete pontos dos encarnados, na liga portuguesa. Já o Internazionale empatou fora de portas com a Salernitana, do português Paulo Sousa.

Roger Schmidt tem algumas “dores de cabeça” para a composição do habitual onze inicial. Alexander Bah que saiu lesionado na última partida e Otamendi, impedido de jogar por acumulação de amarelos na competição, são baixas confirmadas na equipa das águias. A somar ao dinamarquês e ao argentino está Álex Grimaldo que, apesar de dado como apto por Schmidt, não integrou o treino dos encarnados, esta segunda-feira (10), tendo apenas feito trabalho de ginásio.

Já do lado dos milaneses, Simone Inzaghi não tem à sua disposição o turco Hakan Çalhanoğlu, jogador que tem sido peça chave no meio-campo dos italianos, e o eslovaco Milan Škriniar.

Águias procuram sorrir com adversário que nunca venceram

Os comandados de Roger Schmidt procuram fazer história e alcançar as meias-finais da Champions depois de terem falhado esse objetivo em 1994/95, 2005/06, 2011/12, 2015/16 e mais recentemente em 2021/22, com queda diante do Liverpool.

A última vez que a equipa encarnada alcançou esse feito foi há 33 anos, quando a principal prova da UEFA ainda se disputava no antigo formato e era designada Taça dos Campeões Europeus.

Mas para abraçar o sonho das meias, o Benfica precisa de bater um adversário a que nunca venceu. Águias e milaneses já se defrontaram três vezes. A primeira na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1964/65, com uma vitória dos Nerazurri com um golo solitário do brasileiro Jair. Nesse jogo mítico, o guardião Costa Pereira lesionou-se e teve de ser o central Germano a assumir a baliza das águias durante a meia hora final.

As duas equipas ainda se encontraram numa eliminatória da Taça UEFA de 2003/04, na época com Camacho ao leme dos encarnados, com um primeiro empate a zeros na Luz e uma derrota por 4-3 no Giuseppe Meazza, onde Obafemi Martins, na época avançado do Inter, esteve em grande destaque com dois golos decisivos.

No entanto, desta vez, o SL Benfica pode cumprir as expectativas e sonhar com um resultado mais positivo. Apesar da derrota diante do FC Porto, os encarnados vão ‘esbarrar’ com um Inter em crise de resultados. Os comandados de Inzaghi não venceram nenhum dos últimos seis jogos, registando três empates (um deles com os dragões) e três derrotas, com a última vitória a ter lugar há mais de um mês, no dia 5 de março, ante o Lecce.

O Inter de Milão ocupa a 5.ª posição da Serie A e está a 23 pontos do líder Nápoles, outra equipa presente nos quartos da Champions e que é um possível adversário do Benfica nas meias-finais, caso elimine o AC Milan.

Schmidt quer a sua equipa a apresentar “o seu melhor futebol”

Na antevisão da partida, realizada ontem (segunda-feira), Roger Schmidt afirmou que as duas equipas “despenderam muita energia para chegar a esta fase” e que para Benfica e Inter “estar nos quartos de final da Champions é uma situação especial”.

Questionado sobre a derrota com o FC Porto, da passada sexta-feira (8), e com o momento que os italianos estão a passar, o treinador das águias deixa claro que o jogo “não será afetado pelos resultados anteriores”. Schmidt elogiou a qualidade dos milaneses, em termos individuais e também coletivos, referindo que pretende ter os seus jogadores a apresentarem “o seu melhor futebol”.

Numa partida “de quartos de final temos de esperar que o adversário esteja no seu topo de forma. Esperamos uma equipa muito concentrada do Inter, tal como espero isso da nossa equipa”, reiterou.

Milaneses preveem “jogo complicado” e tarefa que “não é fácil”

Do lado italiano, Simone Inzaghi referiu que a sua equipa “não enfrenta uma tarefa fácil” diante de um Benfica que “está a fazer um percurso fantástico na Champions”. O técnico italiano afirmou que as águias “têm um bom grupo de jogadores e staff” e apresenta um “jogo muito compacto, de equipa, com muita entreajuda.”

Inzaghi vincou que esta equipa do Benfica “perdeu apenas dois jogos desde o início da temporada”.

Árbitro de boa memória para os portugueses

A UEFA nomeou Michael Oliver para arbitrar a primeira mão desta eliminatória. O árbitro inglês traz boas lembranças às equipas portuguesas, depois de ter apitado os dragões na vitória por 0-4 na Bélgica, contra o Brugge, e as águias no empate a uma bola no Parc des Princes, contra o PSG.

O árbitro de 38 anos vai ter os compatriotas Stuart Burt e Simon Bennett como assistentes e John Brooks como quarto árbitro. No VAR estará o neerlandês Pol van Boekel, assistido por Stuart Attwell, outro inglês.

O SL Benfica sonha agora com o passo de gigante para as meias-finais da Liga dos milhões, contra um Inter que já levou a melhor contra uma equipa portuguesa nesta edição. O jogo tem hora de início marcada para as 20h00, com transmissão em sinal aberto, na TVI, e no cabo pela Eleven Sports Portugal.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro