Durante o mês de abril e com as temperaturas a subir, o concurso dedicado a bandas emergentesFestival Termómetro -, que arrancou em março, continua em digressão pelo país. O próximo ponto de paragem é a cidade do Porto – esta sexta-feira (14), às 21h30, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett.

Nesta que é a 27.ª edição do certame, os participantes em competição na eliminatória da cidade Invicta incluem Mira Quebec, Riça e Palankalama. Mais tarde, toca a banda convidada: os Cave Story

O cartaz deste ano promete dar palco a música independente em 11 cidades de Portugal, tendo já passado por Almada, Portimão, Grândola, Aveiro, Matosinhos, Lamego e Guarda. Depois do Porto, segue para São Pedro do Sul, Odemira e encerra em Lisboa. The Twist Connection, Luca Argel, Birds Are Indie são alguns dos grupos convidados que já tocaram, estando ainda para vir a atuação de Sunflowers.

A entrada no auditório é gratuita, mas limitada à lotação da sala. Os interessados podem, porém, reservar um lugar online para garantir presença. O itinerário completo, com os locais e as bandas participantes, está disponível para consulta na página de Instagram do evento.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Festival Termómetro (@festivaltermometro)

Desde 1994 a apoiar bandas emergentes

O concurso baseia-se na seleção de 24 nomes de entre candidaturas submetidas e divide-as por etapas, realizadas em diferentes cidades. Posteriormente, são apuradas cinco para a final, de onde é eleita a banda vencedora.

O Festival Termómetro surgiu em 1994 pela mão de Fernando Alvimo, apresentador de rádio e televisão, e tem como principal objetivo dar voz a bandas emergentes e independentes. Desde a sua criação, contribuiu para revelar nomes como Capicua, Noiserv, DJ Ride, Richie Campbell, Ana Bacalhau e Ornatos VioletaConta com o apoio da Fidelidade, Movijovem, Vila Galé, Antena 3, RTP, Câmara Municipal de Castelo Branco, Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal de Aveiro, Câmara Municipal de Tabuaço, Câmara Municipal de Sesimbra, Câmara Municipal de Portimão, Câmara Municipal da Figueira da Foz e Câmara Municipal de Oeiras.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira