O ativista alemão Andreas Noe, conhecido como The Trash Traveler, lançou um desafio a que chamou “A maior limpeza de beatas do mundo”: de 15 a 23 de abril toda a gente pode enviar-lhe pontas de cigarro que tenham apanhado do chão. “Organize uma grande limpeza com a sua comunidade local: convida toda a gente, incluindo escolas, municípios, freguesias locais, universidades, lojas, restaurantes, ONGs, avós, o presidente Marcelo e o público em geral para torná-lo possível” – escreveu o jovem na sua página de Instagram.

Andreas é  biologista molecular e mudou-se para Portugal em 2018. Numa entrevista ao Público, o jovem disse que Portugal é, para ele, “um dos países mais bonitos da Europa”. O jovem, praticante de surf, não conseguiu ficar indiferente ao plástico nas praias portuguesas. Dois anos depois decidiu despedir-se da sua carreira biomédica e percorrer o país a limpá-lo –  apanhando desde garrafas, latas, cotonetes, maços de tabaco e beatas -, enquanto criava vídeos a recolher lixo e músicas de Ukulele. Tudo para trazer mais sensibilização ambiental com “diversão e positivismo”. No total, Andreas já apanhou quase uma tonelada de plástico em Portugal.

Agora o jovem quer criar uma “grande montanha de beatas” no Parque das Nações, em Lisboa, no dia 23 de abril, a partir das 14h. Assim, usou as redes sociais para pedir a quem quer participar para recolher as beatas a partir de 15 de abril e trazê-las a a Lisboa no dia 23. Quem não puder comparecer pode enviar um e-mail ou uma mensagem para poderem encontrar pontos de recolha.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por The Trash Traveler (@thetrashtraveler)

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro