Nos dias 21, 22 e 23 de abril, Coimbra recebe o Encontro Nacional de Estudantes de Letras (ENEL). Depois de uma interrupção de alguns anos, o Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras de Coimbra, da Associação Académica de Coimbra (NEFLUC/AAC), em colaboração com a própria faculdade, recuperaram o projeto, “com um espírito renovado” e “âmbito maior”, garante a comissão. 

Ao JPN, a coordenadora geral do evento, Ema Felgueiras, explica que se trata de um “encontro unificador dos estudantes das letras, das humanidades e das artes em Portugal”. A segunda fase de inscrições encerra hoje (14).

De entre os oradores convidados para o ENEL, destaca-se Rui Tavares, deputado na Assembleia da República, Alice Sousa, poeta e autora do poema “Cor de pele”, Francisco Guimarães, comentador da Sport TV, Pedro Miguel Santos, jornalista e ex-colaborador da revista VISÃO e João Moreira, que dá voz à personagem de Bruno Aleixo. 

O evento vai incluir workshops, debates, painéis e uma visita guiada pela cidade de Coimbra. Os painéis desta edição têm como mote “As Realidades das Letras” e “O futuro das Letras no enquadramento social e tecnológico atuais”

Este fim de semana (15 e 16), os estudantes inscritos vão poder selecionar dois dos workshops disponíveis. “O objetivo é que dentro dos seus interesses pessoais, consigam selecionar os que são mais interessantes”, conta Ema Felgueiras. Discurso Populista”, “Inteligência Artificial nas Letras”, “Escrita Académica”, “Teatro”, “Leio, logo existo” e “Envolvimento Estudantil no Associativismo” são alguns dos tópicos por onde escolher. 

O segundo dia (22) é marcado pelo debate intitulado “Problemas pedagógicos”. Os estudantes são convidados a dar voz às lacunas atuais do ensino, sob a moderação do vice-presidente da AAC, Pedro Monteiro. “O objetivo é compilarmos as ideias, as perspetivas e as visões das pessoas de todo o país, que decidirem visitar-nos”, afirma Ema Felgueiras. Na opinião da estudante da comissão, “os problemas acabam por ser muito comuns” entre as várias regiões e, mais importante do que expor problemas, é os jovens apresentarem propostas de solução

O ENEL conta ainda com uma Feira do Livro, organizada pelos CTT e pela LEYA, assim como um sunset, em prol do convívio lúdico e da partilha de experiências dos estudantes universitários. As  inscrições (2,5€ por pessoa) revertem para a Casa da Infância Doutor Elysio de Moura.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro