Realizou-se esta quinta-feira (13), no Porto, o VI Fórum das Especialidades de Enfermagem. A relação entre os diversos ramos de enfermagem e o desenvolvimento sustentável foi o tema central do encontro, que reuniu dezenas de profissionais da área da saúde na Universidade Católica Portuguesa (UCP).

De acordo com Pedro Melo, perito em Enfermagem Comunitária a quem coube assegurar uma das sessões, as diversas especialidades inerentes ao tratamento do doente contribuem para a concretização dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para o docente, esta ação é realizada tendo por base três tipos de processos: intencionais (a tomada de decisões com base no conhecimento, crenças, valores), não intencionais (o que não decidimos, simplesmente nos acontece), e de interação com o meio ambiente (consciencialização da gestão dos serviços prestados).

Em declarações ao JPN, Pedro Melo refere que a enfermagem é “orientada para a investigação e cuidados às infirmezas”, e que serve para dar consistência a indivíduos cujos papéis se encontram numa posição de vulnerabilidade, seja no trabalho ou no contexto pessoal.

Diversos Mestrados de Enfermagem estão adaptados aos ODS 

Paulo Alves, outro dos participantes no seminário, considera que os ODS são um tema que “merece a nossa reflexão”, seja qual for a especialidade do mestrado em Enfermagem que se considere, de entre as várias que são lecionadas na UCP do Porto.

No que diz respeito à especialidade médico-cirúrgica, ela “vai garantir que, independentemente da sua localização geográfica, e até da sua situação socioeconómica, as pessoas têm acesso garantido”, contribuindo para a redução das desigualdades.

Já acerca da saúde comunitária, o professor auxiliar sugere que a implementação de medidas políticas e programas nacionais na área da saúde tem o fim promover uma melhoria dos cuidados prestados. Finalmente, no que se refere à saúde pediátrica, Paulo Alves destaca a importância da educação de qualidade (outro ODS) e refere que “é, efetivamente, a aposta mais forte que um país tem de fazer”.

 

Católica tem unidades curriculares dedicadas aos ODS

A lista dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como base a manutenção da paz, da justiça e de instituições eficazes. Os objetivos passam por áreas como: saúde e educação de qualidade, trabalho digno e crescimento económico ou redução das desigualdades.

Pedro Melo considera que “todos os enfermeiros que saíram do evento estão muito mais conscientes do contributo que podem dar para os ODS”. Para o especialista, ainda existe um árduo caminho a percorrer na concretização de todos os objetivos, sendo a principal estratégia a formação dos profissionais de saúde e dos cidadãos.

Durante o fórum, foram organizados diversos painéis relacionados com a violência contra os profissionais de saúde e sobre a influência do estilo parental na inteligência emocional da criança/adolescente.

A UCP do Porto já esteve presente noutros eventos ligados à sustentabilidade, como é o caso do “Coração Verde”, com o qual a instituição recebeu um prémio pelo reconhecimento de boas práticas ambientais.

Em 2022, a UCP do Porto implementou unidades curriculares baseadas nos ODS em todos os seus cursos de formação, nomeadamente as de “Ação Climática”, “Proteger a Vida Marinha”, bem como “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro

Este artigo foi realizado no âmbito da disciplina TEJ I – Imprensa