A indústria dos videojogos deverá atingir os 4 mil milhões de utilizadores em 2024, revelam dados do Statista. Os valores mostram que cerca de 3,5 mil milhões de pessoas jogam videojogos em consolas, computadores e dispositivos móveis.

Os números apurados no ano passado contrariam a tendência dos últimos anos, com uma perda de 200 milhões de utilizadores quando comparado com 2021, altura em que o valor rondava os 3,7 mil milhões de pessoas.

Contudo, este ano estima-se que o número de jogadores aumente em 300 milhões, para um total de 3.8 mil milhões. Esta tendência de crescimento deve continuar no próximo ano, com o número de jogadores a alcançar os 4 mil milhões.

No mercado dos videojogos, a China é o país com maior crescimento de jogadores. No ano passado, a censura imposta pelo governo de Pequim em determinados conteúdos, assim como regras mais restritivas nos horários que menores de idade podiam dedicar aos videojogos, levaram a uma diminuição na ordem dos 66 milhões de utilizadores.

Os dados mais recentes, apesar de tudo, revelam um possível aumento em 10,2% em 2024. Esta subida significaria que 1.29 mil milhões de jogadores são da China, contabilizando um terço do total mundial.

O segundo maior mercado é o europeu, que deverá ter um aumento de 4,8% em 2024, para cerca de 430 milhões. A este seguem-se os Estados Unidos com 220 milhões de jogadores.

O mesmo estudo indica que o mercado dos videojogos tem projetada uma receita de 375 mil milhões de euros em 2023. O maior segmento é o dos jogos mobile, que tem um volume de mercado de 279 mil milhões.

Em Portugal a receita esperada é superior a 365 milhões. Até 2027 devem ser alcançados os 3.24 milhões de jogadores.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro