Portugal caiu do 6.º lugar do ranking da UEFA e foi ultrapassado pelos Países Baixos. As derrotas de Benfica e Sporting, e a vitória do Feyernord, consagraram os neerlandeses como a 6.ª maior liga europeia. A Eredivisie supera assim a Liga Portuguesa, que passa a ter menos equipas na Liga dos Campeões, já na época 2024/25.

Portugal qualificava três equipas para a Liga dos Campeões, desde a época 2018/19. Foto: Janosch Diggelmann/ Unsplash

A queda de Portugal do 6.º lugar do ranking da UEFA é oficial. Depois das derrotas de Benfica e Sporting nos quartos de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa, respetivamente, os Países Baixos superaram a realidade lusa e relegaram Portugal para a 7.ª posição.

Para isso acontecer, bastou que, a par das derrotas, o Feyenord (clube neerlandês) vencesse a Roma de José Mourinho. Desta forma, Portugal sabe que já não irá conseguir sair do sétimo lugar na presente época desportiva.

Os portugueses somam 55.882 pontos contra os 59.300 dos neerlandeses. Assim a Eredivisie, o mais alto escalão de futebol dos Países Baixos, passará a colocar duas equipas diretamente na fase de grupos da Liga Milionária (o campeão e o vice) e uma outra na 3.ª pré-eliminatória, a partir da época 2024/25.

Já Portugal só coloca duas equipas na ‘Champions’: o campeão nacional, que entra diretamente na fase de grupos, e o vice-campeão, que passa a jogar a 3.ª pré-eliminatória – o que antes acontecia ao 3.º classificado da Liga.

As restantes equipas ocupam as outras três vagas europeias, que são distribuídas pela Liga Europa (duas) e Liga Conferência (uma). Contudo, o vencedor da Taça de Portugal mantém a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa. O 3.º classificado do campeonato fica na fase de qualificação da mesma competição.

Olhando para a possibilidade de o vencedor da Taça ser o campeão nacional ou o vice-campeão. porém, o terceiro entra diretamente na fase de grupos da Liga Europa.

Qualifica-se para a Liga Conferência o quarto colocado da Liga, caso o vencedor da Prova Rainha vá à Liga Europa. O quinto classificado também poderá ir à terceira maior competição europeia, se um dos dois primeiros do campeonato vencer a Taça de Portugal.

Na rede social Twitter, a página oficial da Eredivisie publicou um vídeo promocional onde agradece a “oferta” dos portugueses com um “Obrigado, amigos”. Em cena e como uma das “personagens” principais, surge Khalid Boularhouz, conhecido no mundo do futebol como “o canibal”. O antigo central chegou a jogar na Liga Portuguesa, onde representou o Sporting CP na época 2012/13.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira