Ao vencer o Santa Clara por duas bolas a uma, no Estádio do Dragão, este sábado à noite, o FC Porto aproximou-se do líder Benfica, que perdeu três pontos com o Chaves no mesmo dia.

Em jogo a contar para a 28ª jornada do campeonato, a equipa portista chegou à vantagem na primeira parte através de um penalti e marcou o segundo golo perto do final da partida. A equipa açoriana fez o primeiro golo em cinco jogos, já no tempo de compensação.

FC Porto chega à vantagem com penálti à passagem da primeira meia-hora

Devido ao clássico na Luz, jogado a 7 de abril, o onze inicial do FC Porto sofreu duas alterações: Grujic e Taremi, suspensos por acumulação de amarelos, deram lugar, respetivamente, a Eustáquio e Toni Martínez.

O jogo começou com a pressão do FC Porto sobre a defesa adversária. Aos quinze minutos, Mateus Uribe rematou com força, mas a bola foi contra a barra. Stephan Eustáquio rematou à baliza ao minuto 24, mas o guarda-redes da equipa visitante defendeu.

No minuto 32, o árbitro assinalou falta de Ygor Nogueira na área do Santa Clara. Mateus Uribe foi escolhido para marcar a penalidade e fez o primeiro golo dos azuis e brancos, ao rematar para o canto superior esquerdo, sem dar hipóteses de defesa para Gabriel Batista.

Apenas quatro minutos depois, Cláudio Pereira assinalou mais um penálti para a equipa de Sérgio Conceição, depois de Pierre Sagna ter caído após uma disputa com um defesa. Desta vez, o escolhido para marcar o penálti foi Otávio, mas este rematou ao lado do poste esquerdo.

Já no tempo de compensação, ao minuto 46, Mateus Uribe falhou um livre à entrada da área, ao enviar a bola por cima da barra. Terminou assim a primeira parte da partida com o FC Porto a vencer o Santa Clara por 1-0.

Ritmo de jogo mais lento na segunda parte

Dois minutos após o apito para o início da segunda metade, o FC Porto realizou uma grande jogada de ataque, mas sem conseguir finalizar na baliza. Ao minuto 54, o Santa Clara respondeu a partir de um canto, porém apareceu Diogo Costa para recolher a bola.

Nesta fase do jogo, Sérgio Conceição realizou a primeira substituição da equipa portista com Eustáquio a dar lugar a Evanilson. À passagem do minuto 60, Pepê rematou à entrada da área, mas a bola saiu por cima da baliza.

Do lado do Santa Clara, deu-se a substituição de Allano por Andrezinho aos 63′. Três minutos depois, Gabriel Batista voltou a defender uma ameaça portista na sequência de um pontapé de canto.

Ainda neste mesmo minuto, realizaram-se mais duas substituições na equipa do FC Porto: Wilson Manafá e Toni Martínez deram lugar, respetivamente, a André Franco e Danny Namaso.

À entrada do último quarta-de-hora, Ygor Nogueira, do lado dos bravos açorianos, rematou a bola dentro da área, depois de um canto. Esta tentativa saiu perto do poste. Momentos depois, Danildo Accioly decidiu substituir Ricardinho por Filip Stevanovic e Pierre Sagna por Diogo Calila.

No decorrer do minuto 80, Danny Namaso aproveitou um ressalto e fez um remate rasteiro para dentro da baliza de Gabriel Batista. Aumentou, assim, a vantagem dos dragões para duas bolas a zero.

Ao minuto 85, Diogo Costa voltou a defender com eficácia a sua baliza. O remate foi de Filip Stevanovic em direção ao guarda-redes azul e branco.

As últimas alterações na equipa do Santa Clara deram-se momentos depois, com Costinha a ser substituído por Gabriel Silva e Matheus Babi por Kyosuke Tagawa. Do lado da equipa da casa, Otávio e Galeno deram lugar, respetivamente, a Gonçalo Borges e Bernardo folha, ao minuto 89.

Já no segundo minuto de compensação, deu-se o golo do Santa ClaraKyosuke Tagawa conseguiu rematar com êxito, depois de controlar dentro da área uma bola enviada por Gabriel Silva.

O jogo terminou assim com uma vitória dos dragões por 2-1, num encontro em que a equipa de Sérgio Conceição se mostrou superior ao Santa Clara em vários os aspetos, nomeadamente, na posse de bola (68%-32%), nas tentativas de golo (12-8) e nos remates à baliza (4-2).

Conferência de imprensa de Sérgio Conceição, no final do FCP vs Santa Clara. Foto: Bárbara Sequeira Pinto e Érica Sousa Pinto

Na flash interview, o treinador portista sublinhou que “à medida que caminhamos para o final do campeonato os pontos têm uma importância grande e o Santa Clara tentou fazer o máximo para levar daqui pontos”.

Relativamente à primeira parte da partida, referiu que a equipa atacou para marcar em algumas situações, mas não conseguiu finalizar os golos. Além disso, realça que a equipa falhou um penálti e que estava a jogar “rápido demais”.

Já na segunda parte do encontro, o técnico dos dragões reconhece que o FC Porto diminuiu a intensidade do jogo e que poderia ter atacado mais. Acrescentou ainda que a equipa permitiu muito ao adversário ao perder várias vezes a posse de bola e que devia ter criado maior dificuldade à defesa do Santa Clara. Conceição assume as culpas e diz que não esteve “tão bem como treinador a passar aquilo que queria”.

Para terminar, o treinador do FC Porto realça também que tem jogadores de qualidade, porém o jogo poderia ter sido diferente e que há situações que têm de controlar de forma mais eficaz nos próximos encontros.

Danildo Accioly realça que o clube deixou uma boa imagem e que representou bem os Açores

Também na sala de imprensa, Accioly enalteceu a atitude dos seus jogadores e deixou-lhes uma palavra de apreço pelo que fizeram em campo num momento que descreveu como difícil contra o FC Porto.  Face a mais uma derrota, encontrando-se em último lugar na classificação, referiu a necessidade de “trabalhar na mente dos jogadores” e “explorar o máximo de cada um em prol de um coletivo”, naquele que admitiu ser “um calendário difícil”.

A seis jogos do fim de campeonato, e tendo finalmente marcado após cinco encontros em branco, a atitude do treinador é de esperança. Quando confrontado sobre o rumo de uma das equipas adversárias, o CS Marítimo, afirmou “temos que olhar para nós”. Referiu também a relação de frontalidade e exigência que mantém com os jogadores. No entanto, o técnico admite que “o funil começa a ficar mais apertado”.

Num balanço final, afirmou: “saímos daqui com a cabeça erguida, penso que deixamos uma boa imagem, representamos bem aquilo que é a nossa região”. Estabelece como objetivo do clube manter a mesma aplicação e entrega que houve neste jogo e continuar a “dignificar os Açores”.

Com este resultado, o campeonato fica ao rubro com FC Porto e Benfica apenas a quatro pontos de distância. Os azuis e brancos preparam agora o próximo encontro para o campeonato que se disputa contra o Paços de Ferreira, no dia 22 de abril, no Estádio Capital do Móvel. O Santa Clara, por sua vez, recebe o Chaves na próxima jornada, no dia seguinte.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro