Esta segunda-feira (17), completam-se 41 anos desde que Jorge Nuno Pinto da Costa foi eleito pela primeira vez presidente do Futebol Clube do Porto. Agora, após quatro décadas de sucesso desportivo, poderá querer continuar o projeto. Segundo apura o “Jornal de Notícias“, o dirigente de 85 anos tem intenção de continuar na presidência do FC Porto – mas a recandidatura “será anunciada em tempo oportuno”.

O dirigente, que já está à frente do clube há 15 mandatos, poderá também voltar a enfrentar  José Fernando Rio nas eleições para a gestão do clube, a decorrer em 2024. Em declarações à TSF, também esta segunda-feira, o antigo candidato (em 2020) admite: “Obviamente que posso ser uma alternativa à presidência do FC Porto. Não é um dado adquirido mas é uma possibilidade“.

André Villas-Boas é igualmente tido como possível alternativa a Pinto da Costa. De acordo com uma conversa privada, via Instagram, vazada em 2022, o ex-treinador dos “dragões” confirmou a intenção de candidatura. Recentemente, anunciou também estar a fazer um curso de gestão executiva nos Estados Unidos, aumentando a especulação sobre estar a preparar-se para a eventualidade de assumir o cargo.

No caso de ter o ex-treinador como oponente, Pinto da Costa conta com um apoio de peso. Em 2022, o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, declarou, em entrevista à Rádio Renascença e ao jornal “Público”, que caso Villas-Boas e Pinto da Costa se enfrentassem em eleições, o atual mandatário teria o seu voto. “Eu sou de um tempo em que o FC Porto jogava muito bem e, no fim, perdia. Com ele deixou de perder e, portanto, tenho esta gratidão para com ele”, afirmou o autarca.

Ainda assim, Pinto da Costa e Villas-Boas têm uma boa relação. Em 2020, o atual dirigente incluiu Villas-Boas numa lista de possíveis candidatos ao cargo que ele acredita que poderiam vencer a eleição. Também estão na lista António Oliveira e Rui Moreira

Pinto da Costa é o mais longevo dirigente da história do FC Porto e esteve à frente da época com mais vitórias da história do clube. Sob seu comando, o Porto venceu 23 campeonatos, 14 Taças de Portugal e duas Champions League. Durante o atual mandato, nos últimos 3 anos o Porto seguiu em sucesso com 2 campeonatos, uma Taça da Liga e duas Supertaças. 

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira