Este anos assinalam-se 49 anos do evento que marcou o fim de um período de autoritarismo em Portugal e o início de uma nova era democrática. Para assinalar o aniversário da Revolução do Cravos, a cidade do Porto oferece um vasto programa de comemorações, espalhadas pela cidade, que incluem concertos, jogos tradicionais e o tradicional Desfile da Liberdade.

À semelhança de anos anteriores, as atividades e iniciativas começam na noite anterior (24), prolongando-se até ao final do dia 25 de abril.

Eventos na cidade

Integrado na agenda organizada pela Comissão Promotora das Comemorações Populares no Porto, às 22hoo do dia 24 o projeto musical de intervenção “Luta Livre”, de Luís Varatojo, vai dar o pontapé inicial às cerimónias especiais do feriado, na Praça da Liberdade. Num trabalho que une jazz e rock, o artista aborda desigualdade, injustiça, desinformação e outros temas que lhe despertam incómodo, enquanto cidadão. Durante a performance, vai ainda apresentar o álbum de estreia, intitulado “Técnicas de Combate”.

Para além disso, o palco dos Aliados vai contar com a atuação do Coral de Letras da Universidade do Porto, sendo a noite encerrada com um espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite.

Na manhã do dia 25 (terça-feira), a partir das 10h00, na Praça General Humberto Delgado, é possível participar em jogos tradicionais, destinados ao público infantil.

Mais tarde, às 14h30, vai decorrer uma homenagem aos resistentes antifascistas, no Largo de Soares dos Reis, junto à antiga sede da PIDE no Porto. Ainda durante a tarde, a arranca do largo o Desfile da Liberdade, o tradicional cortejo de celebração e reivindicação, com término na avenida dos Aliados. Para receber o desfile, às 15h00, Jorge Lomba comanda a música em palco, trazendo consigo um repertório de músicas de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, além das suas próprias criações.

Ainda no dia da Liberdade,  partir das 16h15, a Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril vai fazer numa pequena intervenção, que antecede a subida ao palco do histórico projeto musical Brigada Victor Jara

Sessão na Batalha

Por último, O Batalha Centro de Batalha vai apresentar “Porto 1975”, uma obra filmada no bairro da Bouça. Nesta sessão especial dedicada ao 25 de abril, a decorrer no próprio dia, às 17h15, junta-se para uma conversa-performance a artista e realizadora Filipa César e o arquiteto Alexandre Alves Costa.

Em torno da obra, será ainda feita uma curta viagem no tempo e na memória. Para tal, serão abordados momentos marcantes como os ataques bombistas na cidade Invicta durante o Processo Revolucionário Em Curso (PREC).

As celebrações são acessíveis gratuitamente a qualquer pessoa que pretenda frequentar as atividades oferecidas. O mesmo se aplica à sessão no Batalha – porém, há limitação de dois bilhetes por pessoa.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira