Depois da vitória arrojada da primeira jornada, em Lisboa, a AJM/FCP voltou a ganhar ao Sporting pela margem máxima (3-0) na final dos play-offs da Liga LIDL. A equipa de Rui Moreira está assim a um jogo de carimbar o tricampeonato nacional de voleibol feminino. O jogo disputou-se este domingo (23), dia em que se comemoraram 41 anos desde a tomada de posse do presidente do dragões, Jorge Nuno Pinto da Costa.

Em tarde de casa cheia no Dragão Arena, as atletas do AJM/FCP entraram no recinto com vontade de fazer valer a vantagem trazida do fim de semana anterior. Kyra Holt (20) e Victória Alves (8), da equipa da casa, foram os destaques ofensivos do encontro. Já na equipa leonina, a central Jady Garoto (13) foi a jogadora com mais pontos, com 7 ataques efetivos.

Uma vitória sem margem para dúvidas

Ao contrário da primeira disputa dos play-offs – na qual o marcador esteve repetidamente empatado – desta vez, não houve um equilíbrio regular entre as duas equipas. O AJM/FCP manteve-se à frente praticamente durante todo o jogo. O primeiro ponto foi ganho pelas visitantes, mas rapidamente a “pipe” de Kyra Holt (20) – ataque feito atrás da linha dos três metros – conquistou dois pontos consecutivos para as portistas, que entraram convictas da sua vitória.

Em vários momentos do encontro, o Sporting recorreu à jogadora central para tentar virar o jogo a seu favor. No entanto, a AJM/FC Porto acabou por se adaptar rapidamente a essa estratégia, acabando, inclusive, por usar várias vezes a mesma “arma”, sempre que a receção e a defesa o permitiram.

Assim, a equipa azul e branca começou a aumentar a margem no marcador (9-5). Apesar da capacidade aprimorada das sportinguistas para defender e blocar, a equipa da casa manteve-se à frente.  A cinco pontos do adversário (15-10), o Sporting fez uma dupla substituição, com o objetivo de trazer para a rede mais uma atacante – passando a três, em vez de duas. Ainda assim, com o forte apoio dos adeptos, o Porto ganhou confiança, assumiu o jogo e avançou no marcador (20-12), até obter a vitória do 1.º set, por 25-16.

As leoas entraram no 2.º set com algumas alterações na equipa. Conseguiram o primeiro ponto, com um serviço direto, mas Kyra Holt (20), da formação da AJM/FCP, acabou por “pagar com a mesma moeda”, aos 6-3. A equipa do Norte seguiu à frente (12-8) e na segunda parte do set conseguiu, mais uma vez, ampliar a vantagem do jogo (15-10).

Aos 17-11, o treinador do Sporting, Rui Costa, pediu desconto de tempo. Logo a seguir, Ana Karina Gamboa (5), que joga na posição de oposta na AJM/FCP, falhou o serviço, mas a equipa da casa manteve-se à frente até ao final, ainda que com dificuldade em fechar o marcador (25-20).

No 3.º set, assim como nos anteriores, o equilíbrio entre as equipas fez-se notar nos primeiros pontos (9-9). No entanto, a certa altura, o marcador disparou para a equipa da casa (16-9). Ao som de uma bancada às riscas azuis e brancas, a AJM/FCP venceu a segunda jornada dos play-offs (25-18) e fica a um passo do título de campeã nacional.

No próximo domingo (29), às 19h, a mancha azul e branca volta a receber a equipa leonina no Dragão Arena, em jogo decisivo para ambas. Se, por um lado, a AJM/FCP tem a oportunidade para conquistar mais um título de campeã nacional, o terceiro consecutivo – por outro lado, o Sporting vive o “tudo ou nada”, já que terá que ganhar os próximos três jogos.

Artigo publicado por Miguel Marques Ribeiro