Aleksander Ceferin disse, recentemente, num podcast que “é possível” que haja uma final de Liga dos Campeões a ser disputada fora da Europa. O presidente da UEFA refere, porém que essa hipótese só está em cima da mesa a partir de 2026.

Ceferin, também advogado, é dirigente da UEFA desde 2016. Foto: Wikimedia Commons

A final da maior competição de clubes da Europa, a Liga dos Campeões, pode vir a sair do velho continente. Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, admitiu recentemente a possibilidade da competição vir a ser disputada no Estados Unidos da América (EUA) a partir de 2026.

Em entrevista ao podcast norte-americano “Men in Blazers”, o presidente respondeu de forma afirmativa à hipótese de fazer essa mudança – algo que seria inédito na história da competição. “É possível. Começámos a discutir isso, mas depois, como sabes, num ano foi o Mundial. Em ’24 será o Euro, este ano [a Liga dos Campeões] é em Istambul; em 2024 é em Londres e, em 2025, é em Munique. Depois disso, veremos”, diz Ceferin.

Os EUA têm vindo a ser escolhidos por muitos clubes europeus para realizar a pré-temporada. Trata-se igualmente de um país onde “o futebol é extremamente popular” atualmente, aponta o representante da UEFA. Contudo (excluindo o Mundial de 1994, que contou com seleções da Europa), nunca se disputou um jogo oficial de provas europeias em território americano.

A Liga Milionária conta com 66 edições e, com a exceção de Israel, nunca houve um jogo disputado fora do continente. Aliás, as próximas finais também já têm as cidades-sede definidas: respetivamente na Turquia, Inglaterra e Alemanha.

Finais da Liga dos Campeões:

– 2023: Olímpico Atatürk, Istambul, Turquia;

– 2024: Wembley, Londres, Inglaterra;

– 2025: Allianz Arena, Munique, Alemanha;

A final da presente edição da “Champions” será jogada no dia 10 de junho, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul. Ainda não se conhecem os finalistas, mas de um lado, Real Madrid e Manchester City disputam uma das vagas. Na outra semi-final decide-se com o Derby della Madonnina, entre AC Milan e Inter de Milão.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira