Seguindo o mesmo percurso da edição passada, o Cortejo Académico vai ter início às 14h01, na terça-feira (9). Devido às obras do metro, o ponto de encontro dos estudantes volta a ser a Praça da República, mas é a partir da Rua de Camões que é feito o arranque do desfile. Este desce até à Praça General Humberto Delgado e termina em frente à Câmara Municipal do Porto, onde se localiza a tribuna de honra.

Em comunicado, a autarquia informa que o cortejo vai obrigar a condicionamentos de trânsito e de estacionamento, a começar às 10h e a ter fim às 22h. Para além disso, “a partir das 13h, haverá cortes de via, abrangendo uma área que se estende desde a Rua de Camões até à Praça do General Humberto Delgado”.  À hora do início do desfile, a circulação na Rua de Sá da Bandeira passa a fazer-se apenas no sentido sul – norte, entre a Praça de D. João I e a Rua Formosa.

O Cortejo Académico reúne cerca de 400 mil pessoas, o que inclui, além dos visitantes, os estudantes  de todas as instituições de ensino superior do Porto, que passam pela baixa da cidade com cartolas e bengalas de várias cores, e com os carros alegóricos que com eles desfilam.

O evento é considerado o ponto alto da celebração da Queima das Fitas do Porto, que decorre de 7 a 13 de maio, assinalando o final do curso para muitos estudantes. A edição deste ano conta com três palcos e com a presença de artistas como Two Door Cinema Club e Ornatos Violeta.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro

Artigo corrigido às 14h05 do dia 4 de maio de 2023. O Cortejo Académico do Porto reúne, anualmente, um número estimado de 400 mil pessoas e não de 400 mil estudantes como, por lapso, inicialmente se referia no título e corpo do artigo.